Comissão formada por servidores implanta Agenda Ambiental na Administração Pública
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está implantando a Agenda Ambiental na Administração Pública, programa do Ministério do Meio Ambiente, também chamado por A3P. A primeira reunião da comissão de servidores foi realizada na quinta-feira (13), com representantes das secretarias municipais.
A A3P é uma ação voluntária, proposta pelo Ministério do Meio Ambiente, respondendo à compreensão de que os governos possuem um papel estratégico na revisão dos padrões de produção e consumo e na adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental, incentivando a adoção de tecnologias mais eficientes, que poupem matéria-prima e incentivem a reutilização de insumos.
Trata-se de uma iniciativa que demanda o engajamento individual e coletivo, a partir do comprometimento pessoal e da disposição para a incorporação dos conceitos preconizados pela Agenda, para a mudança de hábitos e melhoria da cultura institucional. Pindamonhangaba assinou o termo de adesão e agora está iniciando a implementação do projeto, por meio dos servidores integrantes da comissão, seguindo o seguinte eixo temático: Uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; compras públicas sustentáveis; construções sustentáveis; sensibilização e capacitação dos servidores.
A comissão trabalhará em subgrupos que, a partir de diagnósticos de cada eixo temático, irão propor soluções, que serão acompanhadas e monitoradas por meio de indicadores de melhoria ambiental, em questões como, por exemplo, economia de água, separação do lixo, entre outras.