Uma manhã colorida – Caminhada pedagógica descobre ilustradora mirim: Izadora Ambrósio
“Professora, eu gosto tanto de desenhar!”
Foi a partir dessa enfática frase que a professora de Arte Magali Couto Vieira percebeu que estava diante de um talento.
Durante uma de suas aulas sobre ilustração, ministrada para estudantes do 4º ano B, da Escola Municipal Ângelo Paz, a aluna Izadora Ambrósio, contou à professora que gostava muito de desenhar. A partir daí, foi iniciada uma caminhada pedagógica entre os diferentes tipos de linguagem, possibilitando que a aluna pudesse expressar sua opinião e ampliar os seus conhecimentos sobre ilustração.
Para ensinar as linguagens de Arte, foi escolhida uma história escrita pela orientadora Magali: “A chapeuzinho azul”; e a aluna ilustrou todo o texto; que depois foi exibido aos demais alunos e professores.
Próximos passos
A atividade envolvendo a talentosa aluna deu tão certo que a proposta da escola é elaborar um ebook e publicar na página “EducaPinda” – que pertence à secretaria Municipal de Educação. Também há o desejo de buscar a publicação do livro de forma física (através de Lei de Incentivo do município); e, após a publicação da obra, desenvolver um projeto com o livro para todos os alunos da unidade escolar.
“Izadora é apaixonante! E como ela, temos mais crianças escondidinhas, e tenho certeza que vamos achá-las”, disse a gestora Regional de Educação Básica, Marta Bicho. “A sensibilidade de todos da escola em relação à aluna e sua arte foi visível. Todos nós torcemos para que ela seja feliz como ilustradora mirim e quem sabe poderá se tornar a primeira ilustradora mirim de Pindamonhangaba”, finalizou a gestora.
É possível que Izadora tenha herdado o gosto pela arte do seu pai – que contou que “desenhava bem desde muito pequeno”.