Curso forma brigadistas no Ribeirão Grande

Uma parceria entre o Sindicato Rural de Pindamonhangaba, Bombeiros e Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Meio Ambiente e da Defesa Civil, garantiu a realização do curso de combate voluntário a incêndio, na manhã de quarta-feira, dia 30 de junho.
O curso foi ministrado pelo subtenente Aquino, do Corpo de Bombeiros, contando com aulas teóricas e práticas. “O curso é bastante completo e o participantes irão aprender a produzir alguns equipamentos utilizados no combate direto e indireto ao fogo”, comentou o subtenente. Aquino também comentou a importância das brigadas nos bairros, já que o efetivo do Corpo de Bombeiros, em Pinda é pequeno. “É importante que os bairros tenham as equipes de brigadistas formadas, pois isso auxilia no combate aos focos de incêndio, auxiliando o trabalho do Corpo de Bombeiros”.
Para o diretor da Defesa Civil, Michel Cassiano de Oliveira Moreira, o curso é muito importante para o município. “Poder contar com os moradores para auxiliar no combate aos incêndios é muito gratificante. A equipe da Defesa Civil se coloca à disposição dos moradores”, comentou.
O bairro do Ribeirão Grande tem sofrido com os incêndios constantes nos meses de seca. A falta de chuva e a baixa umidade do ar contribuem para o início de focos de incêndio que se alastram rápido levados pelo vento na região.
A presidente da Associação de Moradores do bairro, Aline Cristina Zeferino dos Santos, afirmou que a brigada de incêndio é uma reivindicação antiga dos moradores. “O curso vai garantir a formação da brigada, já que hoje, os moradores já se mobilizam quando acontece algum incêndio na mata”, destacou.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba, João Bosco Andrade Pereira, o curso é o início de um movimento que pode ser estendido para outros bairros, para que todos possam ter uma brigada, auxiliando o trabalho dos Bombeiros e da Defesa Civil em casa de incêndios. “Queremos que essa seja a primeira de muitas brigadas que formamos na zona rural, contribuindo assim para o combate de incêndios. Agradecemos a presença de todos que se dispuseram a participar”, concluiu.

  • Crédito das imagens: Divulgação