Editorial : Entender para avançar

Disputar o “Campeonato Paulista de Futebol Feminino” está entre os objetivos da equipe feminina de Pindamonhangaba. Formado no início de 2021, o grupo tem sonhos grandiosos e os envolvidos prometem se empenhar ao máximo para este novo desafio.

Na história do futebol feminino, alguns documentos apontam sua oficialização para o ano de 1894: quando Nettie Honeyball, uma ativista dos direitos da mulher, fundou o primeiro clube desportivo britânico, o ‘Ladies Football Club’. O objetivo da ativista, segundo relatos encontrados em ‘The Scottish FA – A Brief History of Women’s Football’, era “demonstrar que as mulheres poderiam alcançar a emancipação e ter um lugar importante na sociedade”.

Já no Brasil, os primeiros registros de partidas mistas (com homens e mulheres juntos) foram entre 1908 e 1909. Antes disso, somente os homens, e da elite brasileira, praticam o esporte (fim do século XIX), no Rio de Janeiro e em São Paulo; enquanto o grupo feminino, que aderiu à prática do futebol, pertencia às classes menos favorecidas e, à elite feminina, cabia o papel de torcedora – de acordo com o livro ‘Futebol, Carnaval e Capoeira – Entre as gingas do corpo brasileiro’, de Heloísa Bruhns.

Fato é que de lá pra cá muita coisa mudou. Muito se avançou. Mas ainda é preciso muito mais avanço para que as mulheres possam alcançar êxito em todos os esportes; no universo acadêmico; na política e no mercado de trabalho.

Também por isso, quando vir um time de futebol feminino, por exemplo, se formando, se apresentando, prestigie! Respeite! Torça para que essas atletas alcancem êxito em suas carreiras; que sejam bem sucedidas e que sejam inspiração para outras garotas, para outras crianças.

A equipe feminina de Pindamonhangaba se apresenta ao público nesta semana. Liderada pelo técnico pindamonhangabense Marcos Derrico, o Nenê, que coleciona títulos e marcas como ser sete vezes o melhor técnico do Estado –; a equipe é formada através de parcerias com profissionais e empresas, e tem como meta disputar os principais campeonatos da Federação Paulista, ao lado de grandes clubes do Estado. Desejamos muito sucesso!