Editorial : Mercado de trabalho

Mais uma vez, impulsionada pelo setor industrial, Pindamonhangaba registrou um saldo positivo de 250 novas vagas em sua economia.

Dados divulgados na última quarta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego – através do Caged (Cadastro Geral do Emprego) – apontaram que o município teve 1.184 admissões e 934 demissões.

Durante todo o ano de 2021, a cidade vem registrando recuperação econômica em sua empregabilidade e já soma em oito meses a abertura de 1.544 postos de trabalho, equivalente a uma variação média de 4,8%.

Segundo o Caged, a variação média é a forma mais justa de medir a geração de empregos e demonstra a evolução do comportamento total de carteiras assinadas em relação ao mês anterior.

O saldo positivo do mês de agosto em Pinda foi puxado pelo setor industrial que teve um superávit de 213 contratações, seguido pelo ramo de serviços com 78 novas vagas, comércio com 42 empregos novos, setor agropecuário com saldo positivo de duas vagas e o ramo da construção civil foi o destaque negativo com o fechamento de 85 postos de trabalho.

Pindamonhangaba está entre as 100 cidades mais bem posicionadas no ranking estadual do emprego, considerando o saldo do período de janeiro a agosto de 2021. O ranking é liderado pela capital paulista que gerou 288,2 mil postos de trabalho no ano e Pinda melhorou a sua colocação, passando da 64ª para a 59ª, com saldo positivo de 1.544 empregos.

Que o ambiente seja cada vez mais favorável para o mercado de trabalho e para que novos investimentos venham para o município!