Banda Euterpe na Lira do Xopotó
Certo dia, em conversa com o Piorino (Francisco Piorino Filho, advogado e presidente de honra da Academia Pindamonhangabense de Letras) ele me contava sobre a participação da nossa Euterpe no Programa “Lira do Xopotó”.
(Um parêntese: este programa nas décadas de 50 e 60, era uma das maiores audiências no rádio do Brasil – a TV estava no começo – levado ao ar pela Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, pelo radialista Paulo Roberto em 1954.
Então, o Piorino (presidente da Euterpe) e o Vicente (da dupla “Tar e Quar” uma das pioneiras do ramo sertanejo) conseguiram manter contato com a direção do referido programa e foi marcado data para a apresentação da Corporação Musical de Pinda. Na época, o maestro era o Sr. Arthur Ferreira dos Santos, e a Euterpe tinha 18 componentes, entre eles o Zé Sambinha, Julinho do Isqueiro, Waldomiro Bastos, João Calipeiro, Zé Oliveira, Diniz e outros, além do menino Arthurzinho, que acompanhava o pai.
Pois bem, a Banda viajou para o Rio, no início de março de 1963, sendo recepcionada pelos membros da Sociedade Amigos de Pindamonhangaba, em sua sede carioca. Dali foi para o prédio da Rádio Nacional, na Praça Mauá, onde apresentou-se magnificamente bem, dando um verdadeiro show. Tanto que, depois da apresentação foi convidada a ir até o restaurante da emissora, onde fez uma Seresta com os artistas famosos.
Referido programa era apresentado pelo radialista Paulo Roberto e o cantor Jararaca (da dupla com Ratinho). Esta apresentação foi a última da Rádio, pois logo após o programa acabou, já que a Rádio Nacional pertencia ao Governo e, claro, apoiava o presidente João Goulart, que dias depois foi deposto.
Na volta, a Banda foi recebida clamorosamente pelos Pindamonhangabenses, tal o êxito de sua apresentação.
Este é só um episódio na história da nossa gloriosa Corporação Musical Euterpe.