Editorial : Potencial turístico

“Trabalhar o turismo em todos os seus aspectos e estruturar a cidade para uma ação sustentável que possa gerar emprego e renda” tem sido a proposta de toda a equipe da secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba.

Dentro deste trabalho, o município implantou o Plano de Diretor de Turismo; estabeleceu maior autonomia à pasta com a criação da secretaria Municipal de Cultura e Turismo – que vem atuando em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo; além de aprovar o Fundo Municipal de Turismo.

Estas ações vêm contribuindo positivamente para que o projeto que inclui Pindamonhangaba como MIT (Município de Interesse Turístico) avance ainda mais.

Recentemente, o Grupo de Análise dos Municípios Turísticos após parecer técnico, manifestou-se favorável ao processo de concessão do título.

Para receber o título, a cidade precisa preencher critérios como potencial turístico; serviço médico emergencial e infraestrutura básica; além de possuírem Conselho Municipal de Turismo, viabilizando verbas para investimento em estrutura.

Ser classificado como Município de Interesse Turístico é um grande passo para que a cidade ganhe ainda mais evidências no cenário regional, estadual e até nacional. Além é claro, de receber aportes financeiros do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos Estadual.

Uma cidade com potencial turístico recebe mais turistas, mais investimentos e mais eventos – o que faz aquecer a economia, possibilitando a geração de empregos diretos e indiretos –, além de permitir a sociabilização e a diversificação das atividades sócio-culturais.