Editorial : Projeto ‘Atleta do Futuro”

A maioria de nós sabe que a prática de atividade física está diretamente relacionada à saúde, à melhora da qualidade de vida e que reduz, consideravelmente, os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares; diabetes; problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.

A prática constante de exercício físico deve ser realizada por todas as faixas etárias: desde as crianças, passando pela idade juvenil, até as pessoas da terceira idade.

Essa prática é ainda mais importante, pois tornam-se evidentes a evolução nos estímulos corporais, qualidade da memória, principalmente no caso dos idosos, e funcionamento do organismo.
Especialistas afirmam que, para a terceira idade, por exemplo, é recomendável a atividade física para evitar ou retardar os casos de Alzheimer, que atingem boa parte da população a partir dos 65 anos.

Mas, além das questões relacionadas à saúde, a prática de atividades físicas proporciona redução de sedentarismo, interação, socialização e até transformação social.

Pensando nisso, a prefeitura de Pindamonhangaba e o Sesi retomaram, esta semana, a parceria no projeto “Atleta do Futuro” que deve beneficiar 360 crianças e jovens, de 6 a 17 anos, que integram as escolinhas esportivas de futebol, futsal, vôlei e basquete da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Criado para estimular a prática esportiva e a cidadania, o programa vai além do esporte. Os alunos recebem orientação em temas transversais como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural; além de valores como ética, superação, autoestima e socialização, para ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno. Vida longa ao projeto!