Editorial : Desburocratizar também é valorizar
Servir ao público. Esta é a principal função do servidor público. Embora pareça um clichê, servir ao público vai muito além de preencher um cadastro; direcionar uma pessoa ao setor correto; realizar um serviço em um hospital; em uma unidade de saúde ou escolar, por exemplo.
Servir é estar atento e ser sensível ao público que, muitas vezes, já vem sem esperanças de conseguir êxito em sua busca. Servir é saber distinguir quem é seu público alvo e quais os motivos de ele estar ali, talvez, pela segunda ou terceira vez…
Neste 28 de Outubro, “Dia do Servidor Público” – comemorado no Brasil desde 1943 –, é preciso parabenizá-los, mas também é mais do que necessário refletir sobre o esforço e a dedicação de cada profissional para cumprir a sua função. Anos após anos.
E sim, é sabido da maioria de nós, que a carreira pública – seja em qualquer esfera – é vista com um “olhar negativo”, por muitos que se esquecem do quanto a burocracia impede o bom servidor de executar com agilidade e empenho suas atividades laborais.
Por isso, desburocratizar também é investir no servidor e na agilidade dos processos públicos: é valorizar o profissional do lado de lá do balcão; atrás do computador e do outro lado do telefone.
Em tempos de era digital, avançar para reduzir a burocracia que tanto impede o desenvolvimento de ações e de projetos é valorizar e reconhecer quem é linha de frente junto ao público. Aquele que verdadeiramente entende o significado da palavra ‘servir’.
Parabéns a todos os Servidores Públicos!