Editorial : A importância do diagnóstico precoce

Geralmente, o público masculino mostra-se mais reticente aos cuidados preventivos de saúde e pode ‘deixar passar’ sinais e sintomas importantes relacionados ao diagnóstico de diversas doenças, entre elas o câncer de próstata.
Por conta deste fator, a campanha “Novembro Azul” tem por objetivo maior trazer à luz a ‘Saúde do Homem’.
Por meio de ações como o compartilhamento de informações sobre o tema; promoção e conscientização sobre a doença, a iniciativa proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico e, dessa forma, contribui para a redução da mortalidade.
Neste mês, diversas ações são realizadas em todos os municípios brasileiros, não só na área de orientação em saúde, mas até mesmo na iluminação de prédios com a cor azul.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Com diagnóstico precoce, as chances de sucesso no tratamento do câncer de próstata aumentam. É o que reforçam profissionais da área: “É crucial que os homens estejam informados e conscientes sobre a importância da detecção precoce, que acontece por meio da investigação com exames clínicos e laboratoriais”.

Se você é homem e tem antecedentes familiares de câncer de próstata, faça exames preventivos a partir dos 45 anos de idade. Se não tiver casos na família, a investigação pode iniciar aos 50 anos. Cuide-se e oriente seus familiares a se cuidarem! A prevenção salva vidas.