Amoar realiza trabalhos socioculturais no bairro Araretama
Em parceria com o Fundo Social, espaço disponibiliza atividades esportivas e culturais, além de cursos profissionalizantes
Colaborou com o texto: João Pedro de Melo Silva
O centro comunitário do Araretama vem recebendo diversos projetos sociais direcionados aos moradores daquela região. A Amoar – Associação de Moradores e Amigos do Residencial Jardim das Américas – localizada no Araretama, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, disponibiliza diversas modalidades esportivas e culturais, além de cursos profissionalizantes.
Durante a nova gestão, o centro comunitário passou por revitalizações para melhor atender o público. O projeto oferece aulas das seguintes atividades: pilates, balé, ritmos, zumba, dança sênior, hip-hop, Jiu-Jítsu, Taekwondo, judô e Capoeira.
Cerca de 480 pessoas atendidas
Atendendo pessoas de todas as idades, a associação já acolhe aproximadamente 480 pessoas em todas as modalidades.
O centro comunitário está equipado com mais de 56 itens de academia, disponíveis para que os frequentadores se exercitem de forma gratuita. “As atividades físicas são essenciais para a preservação da saúde de crianças e de jovens, pois previnem doenças como obesidade, diabetes e hipertrofia. Os esportes proporcionam oportunidades para crianças desenvolverem atividades produtivas e não passarem tanto tempo nas ruas”, destacou o presidente da associação, Lauro Jacob.
Para a mãe de duas crianças que participam das atividades, “o projeto tem ajudado bastante o bairro, porque as crianças tem tido oportunidades de se ocupar com algo bom” afirmou Sabrine, moradora do Araretama.
Além das modalidades esportivas, a associação oferece cursos profissionalizantes. Atualmente os cursos em andamento são: de Maquiagem; Operador de Caixa Comercial e o de Proteção Biológica. Os próximos cursos disponíveis serão: Decoração com Balões; Brigadista e de Cabeleireiro.
O centro comunitário conta com uma área de lazer e brincadeiras para crianças se divertirem enquanto os pais participam dos cursos – que capacitam mais profissionais para o mercado de trabalho, contribuindo para combater o desemprego.
Além dessas ações, a Amoar oferece assistência como, disponibilização de muletas, cadeira de rodas e roupas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Os projetos têm mudado positivamente a realidade dos moradores da região e a Amoar tem sido responsável por uma grande revolução no bairro Araretama”, concluiu Lauro.
“Seguimos cumprindo nosso papel de apoiar e de firmar parcerias com projetos e iniciativas que vão muito além da ocupação. Nossos cursos profissionalizantes devolvem a autoestima dos participantes, melhora a integração e gera emprego e renda. Estamos inseridos em diversos espaços no município, e no Araretama não seria diferente”.
Cláudia Vieira Domingues – Presidente do Fundo Social de Solidariedade