Editorial : Mão na massa
Desenvolver a linguagem materna, a matemática e valores como respeito, amizade e inclusão estão entre as propostas de um projeto educacional pra lá de especial.
Estudantes do 2º ano e do pré II da Escola Municipal Julieta Reale Vieira de Pindamonhangaba participaram, com auxílio dos professores, de uma oficina de panificação.
Os idealizadores do projeto explicaram que ‘o intuito é que os alunos aprendessem os conteúdos escolares de uma forma diferente linkando o conhecimento sobre várias áreas como a Matemática, a Língua Portuguesa e a História’.
Os pequenos tiveram acesso à receita do pão, trabalhando na prática com os ingredientes e como fazer de uma forma bem prazerosa e, adquirindo conhecimento sobre o que é necessário para produzir pães.
Um dos diferenciais da oficina é que, assim que as massas foram para o forno, os alunos foram para a sala de aula ouvir um pouco mais sobre a história da panificação.
Além de todo o conhecimento adquirido, os pequenos puderam apreciar os pães – produzidos por eles.
O verdadeiro significado do termo: ‘juntar o útil ao agradável’ ou ainda ‘a fome com a vontade de comer”…
Que essa experiência pedagógica – atrelada a tantas outras atividades – possa alimentar o imaginário e o conhecimento! Que venham outros projetos!