Editorial : Acolher e incluir: exercendo a cidadania
“Foi gratificante ver o sorriso, o brilho no olhar, a alegria de cada um dos meus alunos e de suas mães, usufruindo das atividades oferecidas, as refeições, tornando o nosso dia único, inesquecível muito e especial”.
A aspa acima é de uma educadora. Sentindo-se realizada por participar de uma iniciativa tão rica e inclusiva: um dia de lazer para alunos especiais e seus responsáveis.
A ação aconteceu no último dia 30, por intermédio da secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Com o lema “O Turismo em Pindamonhangaba é para todos”, a atividade levou alunos da Educação Especial – com deficiência intelectual, transtorno do espectro autista, síndrome de down, deficiência física (fazendo o uso de cadeira de rodas) e deficiência visual (cegueira total) – que estudam no Atendimento Educacional Especializado das escolas Municipais Professora Célia Keiko Ikeda; Alexandrina Gomes de Araújo Rodrigues e Professor José Wadie Milad, a um passeio.
Estudantes, mães e professoras passaram um dia inteiro no Hotel Fazenda Pé da Serra, na zona rural de Pindamonhangaba, para momentos de lazer e de interação.
As mães puderam se conhecer; trocar informações sobre desafios, esperança; tornando-se apoio uma para a outra.
A educadora reforçou que atividades como essas promovem inclusão social, pois oferecem oportunidades iguais de acesso; dentro de uma sociedade, em que a maioria – infelizmente – é preconceituosa; e discrimina por falta de informação e de conhecimento.
Parabenizamos os envolvidos e torcemos por mais iniciativas inclusivas e acolhedoras em todos os segmentos da sociedade!