Pinda inicia campanha que visa à inclusão social de pessoas em situação de rua
A Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Administração e Secretaria de Segurança, está estudando a criação de uma campanha que visa a acolher pessoas em situação de rua que se encontram na cidade.
Essa campanha, que será desenvolvida pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura, tem como objetivo conscientizar a população a buscar orientação da Secretaria de Assistência Social, para ajudar essas pessoas, mas promovendo a inclusão social, de maneira que lhe devolvam a dignidade. O intuito é de que a prefeitura possa contar com o apoio da população para desenvolver esse trabalho, e trazer qualidade de vida a esse público.
Segundo a secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda, “há muitas pessoas que ainda se encontram nessa situação, além de pessoas que não são da cidade, e isso tem trazido muita preocupação à gestão municipal, pois essa população se encontra em condições de extrema precariedade, chegando a ser sub-humano, inclusive no que diz respeito às questões sanitárias.”
A secretária explica ainda que “a Secretaria de Assistência Social, através de seu setor de abordagem, já realiza um trabalho efetivo nesse sentido de fortalecimento de vínculos, porém, sua atuação abrange o preconizado na tipificação do serviço, havendo a necessidade da presença de outros órgãos que possam fazer cada qual sua parte, no sentido de orientar e tentar inibir a presença daqueles que não aceitam auxílio e permanecem ocupando lugares públicos”.
Esse trabalho contará com uma segunda etapa, quando haverá ações conjuntas no município com apoio de alguns órgãos, como Polícia Militar, Polícia Civil, setor de posturas, guarda municipal e setor de abordagem social.
Para ajudar quem ainda se encontra nas ruas, basta acionar a Assistência Social pelos telefones 3643-1607, 3643-1609 ou 93500-3054 (Alojamento).