Editorial : Saldo positivo

Em virtude das medidas de isolamento social decorrentes da pandemia do coronavírus, diversas atividades presenciais ficaram suspensas em grande parte do mundo; incluindo o Brasil, a região e, claro, o município de Pindamonhangaba.
Com o setor de turismo não foi diferente. Foi uma das áreas mais afetadas em todo o planeta.
Mesmo assim, respeitando as medidas e as normas sanitárias, os responsáveis pelo turismo em Pindamonhangaba deram seguimento às atividades – aos poucos. E, também de forma mais cautelosa, uma série de ações buscou “compensar” o tempo de restrições mais severas, em que a maior parte das atividades foi cancelada ou suspensa – com iniciativas que contribuíram para alavancar as políticas públicas desse segmento.
Na última reunião do ComTur (Conselho Municipal de Turismo) do ano foram ressaltadas as ações de 2021, entre elas estão: criação do Portal do Turismo; Centro de informações turísticas; Mapa do Turismo; Fundo Municipal de Turismo; Placas de sinalização turísticas; Revisão do Plano Diretor de Turismo; Tramitações para o MIT (Município de Interesse Turístico); Sensibilização da população através do ‘City Tour’; ‘Festival de Inverno’ e ‘Festival das Cores’, entre outros.
Diversos fatores colaboraram para que essas iniciativas fossem colocadas em prática, “além da própria programação da prefeitura de Pindamonhangaba, emendas impositivas da Câmara Municipal de Vereadores” – destacou a equipe da secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Sabemos que todas as áreas são de extrema importância para o avanço dos municípios e que o turismo contribui diretamente para a economia das cidades, além de colaborar também para trazer leveza à conturbada rotina que estamos vivendo. Que venham novas ações!