Retomada consciente das atividades marca ações de cultura e turismo
A pandemia da covid-19 afetou toda a sociedade, mas uma das áreas mais afetadas foi a de cultura e turismo, sendo das últimas a participar da retomada consciente de atividades. Mesmo com limitações e usando a criatividade, diversas ações foram realizadas.
Em turismo, o ano foi iniciado com a preparação da cidade para quando fosse possível receber visitantes, por meio da sinalização com placas marrons turísticas, instalação de mapas ilustrados em diversos pontos, visitação e integração com os locais turísticos da cidade, com ênfase na zona rural e englobando novos empreendimentos.
No início da retomada, foi inaugurado o CIT – Centro de Informações Turísticas – no shopping e foi dado início ao ‘City Tour Histórico, Cultural e Gastronômico’, com grupos de formação de opinião, imprensa, empresários e população.
Em cultura, a criatividade foi o destaque para que os artistas da cidade pudessem ter seu trabalho. Devido à pandemia, a maioria dos eventos foi realizada de forma online, – acompanhando iniciativas dos governos Estadual e Federal – com grande utilização do canal da Prefeitura de Pindamonhangaba no Youtube. E assim, workshops, oficinas, festivais, editais de chamamento público foram realizados, movimentando o cenário cultural dentro das possibilidades.
O grande evento que marcou os primeiros passos da retomada foi o “Natal Encantado”. A festa seguiu as recomendações sanitárias e teve a presença de Papai Noel, Mamãe Noel e dos duendes na praça Monsenhor Marcondes, praça do Cisas, praça da Bíblia e praça de Eventos do Araretama, sempre com shows de artistas locais. A Praça Sete de Setembro foi o novo ponto de eventos da cidade, e recebeu o ‘Arte Encanto Natalino’, realizado em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. Shows, praça de alimentação, exposição de orquídeas e uma grande feira de artesanato, com o melhor da produção dos artesãos da cidade atraíram grande público e consagraram o sucesso da iniciativa.