Curso ensina técnicas de equitação para crianças e adultos em Pindamonhangaba
Desde os primórdios, a relação entre o homem e o cavalo tem sido amistosa. No princípio, o cavalo era utilizado apenas para o trabalho no campo; no transporte de cargas; ou outros trabalhos pesados. Mais recentemente, especialistas descobriram que a equitação traz grandes ganhos para o físico e também para o sistema cognitivo, especialmente em crianças.
Em, Pindamonhangaba, o domador e treinador de cavalos de tambor, Lucas Neneca, está oferecendo aulas para crianças, jovens e adultos, que queiram iniciar uma experiência com esses animais ou para os que já montam, mas, querem aperfeiçoar suas técnicas.
As aulas acontecem no Centro de Treinamento Lucas Neneca, que fica no bairro do Pinhão do Borba. Durante os encontros, as crianças aprendem noções de equilíbrio, força e coordenação motora. “Como cada aluno tem uma experiência anterior, as técnicas são passadas individualmente e aos poucos vão evoluindo”, comentou o treinador.
Ele explica que as crianças aprendem a respeitar os limites do animal. “Com as aulas, as crianças vão conquistando aos poucos a confiança do animal e mesmo uma criança que tenha medo, vai conseguir interagir”, salientou.
De acordo com o treinador, a idade ideal para começar a montar é aos 5 anos. “Com essa idade a criança já tem mais força e facilidade para aprender”, comentou. Os primos Luís Paulo, Joaquim, Gustavo e Guilherme Muassab, participam juntos das aulas. Luís Paulo tem 9 anos e gosta muito das aulas. “Eu já montava, mas, estou aprendendo a ladear e estou gostando muito”, comemora.
Já Joaquim, que tem 13 anos e monta desde os 5 anos, comenta que as aulas são muito legais. “Estou aprendendo técnicas novas, a confiar mais no cavalo e também ajudo os mais novos durante a aula”. Gustavo, de 9 anos, começou a fazer as aulas para acompanhar os primos, mas, agora também está animado. “Aprendi a montar melhor e a ladear e, também, a melhorar minha postura”, comentou. Guilherme, que tem 12 anos e também já tem experiência com cavalo, tem foco na Doma Racional. “Além de aprender a ladear, quero trabalhar com doma racional no futuro, então as aulas já vão me ajudar nisso também”, ressaltou.
Depois de muitos anos fora, Lucas voltou para a cidade Natal com o objetivo de trabalhar com o que aprendeu e que gosta de fazer. “Fui buscar aprendizado e agora estou de volta para aplicar o conhecimento ajudando crianças e adultos a terem melhores experiências com os cavalos, seja como lazer ou para participar de provas”, conclui.
Doma Racional
Além de dar aulas, Lucas trabalha com Doma Racional, que respeita o desenvolvimento do animal. Neste tipo de técnica não existe maus tratos, os animais aprendem por repetição e disciplina. Lucas, também desenvolve a Doma Índia, quando o domador ganha a confiança do animal utilizando o contato do próprio corpo.
Lucas estuda e trabalha com a Doma e treinamento desde os 14 anos, e tem no currículo cursos com os especialistas Val Rening, Leonardo Feitoza, Gilson Diniz, Brent Lo Seta, Sham Flarida, Les Vogt. A experiência veio do trabalho com alguns nomes de peso como Marcelinho Almeida, o melhor treinador de rédeas do Brasil e Francisco Almir bezerra, “Mimi”, além de trabalhar na Cabanha Marca dos Santos e no Rancho Faria.