Editorial : “Janeiro Roxo” e o diagnóstico precoce contra Hanseníase
Com a temática “Todos contra a hanseníase”, a campanha Janeiro “Roxo” – tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento dessa doença, em todo o Brasil.
Durante o mês de janeiro, prédios públicos e privados devem receber iluminação na cor roxa, em todo o País, simbolizando a adesão à campanha.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Hansenologia – principal articuladora desta iniciativa – , o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial da doença, ficando atrás apenas da Índia.
Por ano, são notificados em média cerca de 30 mil novos casos em nosso país.
A hanseníase pode se manifestar com manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele e diminuição ou perda de sensibilidade ao toque, à dor, ao frio e calor, além de sensações de dormência, formigamentos ou fisgadas nas áreas afetadas.
O presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia alertou que “o diagnóstico é clínico e o médico pode pedir exames complementares. O diagnóstico precoce pode evitar sequelas incapacitantes e irreversíveis. A prevenção contra a doença é a informação, para que o doente procure atendimento médico; e isso ajuda no controle da transmissão do bacilo”.
Que cada município e instituição possam apoiar e aderir a iniciativas como essa, que visam à promoção da saúde e à qualidade de vida da população.
Esta é mais uma campanha preventiva e mostra que a informação será sempre o melhor remédio.