Civismo

Civismo é a manifestação de amor pela pátria, pelo país em que se nasceu e se vive.

Mas será apenas cantar hinos, ver desfile militar, torcer pelo país na copa e outras competições onde atletas brasileiros estão competindo, será isso civismo?

Civismo refere-se mais especificamente as atitudes e comportamentos que no dia-a-dia manifestam diferentes cidadãos na defesa de certos valores e práticas assumidas como fundamentais para vida coletiva, visando preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos.

Cidadania, civismo e civilidade fazem parte do mesmo processo relativo à vida em sociedade. São conceitos verdadeiros de padrões sociais.

Cantar o hino nacional, mas não ter idéia do seu significado, só por cantar, não é ato cívico.

Existia antigamente uma cultura de civismo nas escolas que era chamada de moral e cívica, onde se ensinava este tipo de valor social, com o tempo ele foi largado e ficou só na primeira fase do ensino fundamental, assim hoje são poucas as pessoas que possuem um conhecimento relacionado a este tipo de coisa.

Civismo é muito importante porque é uma forma, concreta de se demonstrar atitude patriótica.

E por que as escolas pouco ensinam quanto ao autêntico civismo, a verdadeira dedicação ao interesse público e pátrio que é justamente, o trabalho voluntário, o ativismo, a doação de recursos?

Porque não se referem a esses atos tão nobres como civismo propriamente dito em vez de cantar hino e saudar a bandeira, desfile militar ou outras coisas desse tipo, onde as crianças e adolescentes só fazem e chamam de atos cívicos porque são obrigadas pela escola.

Temos que mudar essa atitude antiquada nas escolas e na sociedade.

Vamos mudar o conceito que temos de ato cívico. Em vez de simplesmente cultuar símbolos referentes a um pedaço de terra, como se fosse uma religião obrigatória, vamos mostrar que civismo de verdade, é trabalhar pela pátria, é dar o sangue civilmente por ela, é lutar para erradicar os flagelos da miséria, da corrupção, da violência, do desmatamento e da poluição e outros males que afligem a população, em vez de apenas cantar o hino achando que isso é suficiente para amar a pátria. Vamos cuidar da pátria. Esse é o verdadeiro sentido que o Brasil pede.

O civismo pode e deve ser demonstrado em todo e qualquer ato, prestado por todo brasileiro, em que se busque o bem comum, não necessita, primordialmente, ter um grande alcance, basta o ato trazer o bem comum não só para si.

Ter civismo é respeitar o trânsito, ser educado com o próximo, cumprir as leis do pais, mas também é se preocupar com o bem da nação, do ser humano, da natureza a sua volta, viver bem em sociedade.

O Brasil não precisa mais de riqueza, é suficientemente rico para todos os brasileiros, o que o pais precisa é de cidadãos Patriotas, com civismo o bastante para querer bem o solo onde mora, o Brasil precisa de Justiça.

 

Adelson Cavalcante
Jornalista mtb 56011/sp
Presidente da AJOP