Editorial : Sobre ser mais leve
Boletos de início de ano, retorno ao trabalho, visitas inesperadas, crianças em férias, pandemia, incerteza sobre o que vem pela frente… os motivos que geram estresse são inúmeros neste começo de 2022. Nós começamos um novo mês e a reflexão é sobre nossa saúde emocional. Como temos encarado as dificuldades que têm surgido? Como andam nossas emoções?
Todos temos diferentes vozes dentro de nós, mas duas costumam se destacar. Uma é aquela que nos apoia e incentiva, enquanto a outra é crítica e, por vezes, nos coloca para baixo. Ambas têm um papel a desempenhar, seja para nos encorajar, seja para nos ajudar a reconhecer onde erramos e o que precisamos fazer para melhorar. O primeiro passo, então, é reconhecer como estas duas vozes se manifestam e, principalmente, quando elas aparecem.
Muitas pessoas definem essas duas vozes como razão e emoção. Mas podemos chamá-las também de crítica interna e intuição.Na verdade, os nomes pouco importam.
Fato é que, para a maior parte das pessoas, quando nossa crítica interna começa a se destacar, fica cada vez mais difícil escutar a intuição. Por outro lado, quando dedicamos tempo ao autoconhecimento e escutamos nossa intuição, podemos ser mais verdadeiros com nós mesmos.
Você já parou para pensar o que significa ser fiel ao seu coração? Desde pequenos aprendemos a diferenciar o certo do errado. O problema é que, quando crescemos, muitas vezes nos esquecemos de um detalhe: nem sempre o que é certo para uns é também para outros. Ao abrir mão de nossos valores pessoais, aquilo que realmente faz nosso coração bater mais forte, também corremos o risco de nos afastar de nossa intuição.
A dica, então, é reservar um tempo para se conhecer melhor, descobrir o que te faz feliz e trazer mais disso para sua seu dia a dia.
Escutar seu coração não só te ajuda a pegar mais leve com você mesmo, mas também traz uma série de benefícios físicos e emocionais. Isso inclui aumentar a motivação, turbinar a felicidade, melhorar a autoconfiança e nos tornar mais resilientes. De quebra, ainda ajuda a reduzir a ansiedade, depressão e estresse.