Editorial : Um fio de esperança…

Seguindo o Governo do Estado de São Paulo a respeito da não obrigatoriedade da utilização de máscaras em ambientes abertos – conforme edital publicado nesse 9 de março –, Pindamonhangaba passa a não exigir o uso do acessório de proteção individual em ambientes abertos. Contudo, em ambientes fechados o uso de máscaras permanece obrigatório no município.

É bom frisar que, por ‘espaço fechado’, entende-se locais como: repartições públicas; lojas; salas de aula; transporte público; shopping; cinema; hospitais; clínicas e escritórios, por exemplo.

Desde maio de 2020, no início da pandemia de Covid-19 no Brasil, o uso de máscaras nas ruas do Estado de São Paulo era obrigatório e, desde então, nunca havia deixado de ser.

O decreto estadual que libera o uso de máscaras vale para ruas, praças, parques e centros abertos de eventos; isto é, espaços ao ar livre.

É bom ressaltar também que a retirada da obrigatoriedade das máscaras ocorre em um momento em que o Estado de São Paulo tem mais de 80% de sua população com a vacinação completa; e, em que os números relacionados à pandemia vêm apresentando queda.

Também por esses motivos, o governo estuda anunciar a liberação da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados. Entretanto, essa medida ainda está em estudo pelo comitê científico.

Embora o uso não seja mais obrigatório, neste momento, nesses ambientes abertos, ainda há recomendações para que as pessoas sigam se protegendo em ambientes abertos com grandes aglomerações. Tudo é uma questão de bom senso e de cidadania.

Como foi debatido desde o início dessa pandemia, infelizmente, serão cada vez mais comuns doenças e epidemias que requerem mudanças urgentes de posturas; e, para isso, nós seres humanos precisamos, cada vez mais, agir como humanos. De fato.