Pinda fica entre 10 classifcados para ‘Prêmio APS Forte no SUS 2021’

A ESF (Estratégia Saúde da Família) Castolira ficou entre os 10 classificados para o “Prêmio APS Forte no SUS 2021” – concurso nacional realizado pelo Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde – OPAS/OMS, por meio da Estratégia de Saúde Universal.
O prêmio busca reconhecer as melhores experiências da assistência feita na Atenção Primária à Saúde (APS) em todo o País em 2021, especialmente por conta dos desafios impostos pela pandemia.

A enfermeira responsável pela ESF Castolira, Tânia Maria Siqueira, inscreveu o trabalho premiado pela prefeitura, realizado por sua equipe para o “Outubro Rosa”. O trabalho contava com a decoração da unidade de saúde e um vídeo promocional, mostrando a história de mulheres atendidas na ESF Castolira, que batalharam e venceram o câncer de mama e o câncer de colo de útero. O vídeo chama a atenção, pois foi muito bem elaborado, e apesar de amador, é comovente.

O “Prêmio APS Forte no SUS 2021” contou com 1115 inscrições, de unidades de APS de todo o Brasil. Com a classifcação, o trabalho realizado pela ESF Castolira constará na próxima publicação do Ministério da Saúde sobre atenção básica. Nessa últma etapa classifcatória, o ganhador será  contemplado com uma viagem internacional para curso em APS.

Para Tânia, “essa experiência é muito importante para a nossa unidade, pois assim a equipe se sente muito motvada. Todos aqui colaboram e se empenham em tudo que somos propostos a fazer”.

 

  • Divulgação