Pinda se prepara para a fase regional dos “Jogos da Melhor Idade”

Pindamonhangaba participará do Jomi (“Jogos da Melhor Idade”) – fase regional, entre os dias 29 de março e 03 de abril, em Campos do Jordão. A delegação de Pinda conta com 130 pessoas, sendo 110 atletas.

No dia 23 de março, será realizado o Congresso Técnico, em Campos do Jordão, e no dia 25 de março será a reunião de apresentação da delegação, às 18 horas, no Paineiras Country Club.

A última edição do Jori que hoje é o Jomi, foi em 2019. O campeonato ficou parado no período pandêmico e está retornando agora. A partir deste ano, os atletas contam com o trabalho de prevenção de lesões do fisioterapeuta Vagner Bicudo Pereira.

“A fisioterapia irá atuar em dois momentos distintos com os atletas da melhor idade: tratando as lesões que surgem pela prática esportiva, mas principalmente em um trabalho de prevenção, visando a segurança e qualidade na prática desses atletas. As lesões no esporte normalmente são causadas por falta de força, flexibilidade e/ou mobilidade, então foi realizada uma avaliação detalhada de todos os atletas, na qual foi possível verificar quais os pontos fracos, para posteriormente orientá-los para melhorar sua deficiência. Além disso, tem sido desenvolvido um trabalho específico dentro das modalidades com exercícios de mobilidade, flexibilidade e força”, explicou o fisioterapeuta, Vagner Bicudo Pereira.

O evento é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, em parceria com os Fundos Sociais de Solidariedade dos municípios.

Pinda participará de 14 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez.

Os atletas já estão em preparação. Todas as equipes são dirigidas por profissionais da Semelp (Secretaria de Esporte e Lazer de Pindamonhangaba) e contam com o apoio de Fundo Social de Solidariedade e da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba.

“Após 2 anos sem competições, estamos retornando com participação em competições com os Idosos. O Jomi é um evento muito esperado pelos atletas, pois, além da competição tem a socialização entre as cidades participantes. A Semelp, através do Departamento de Lazer, está com a delegação (atletas e comissão técnica) preparada para participar do 24 Jomi com segurança”, disse a gestora de Esportes, Marilda de Oliveira.

“Trabalhar com a Melhor Idade é uma grande alegria. São exemplos de superação e representam tudo aquilo que a gente acredita, é qualidade de vida, alegria e bem-estar por meio do esporte. Estamos ansiosos para as competições começarem e podermos acompanhar tudo”, destacou o secretário da Semelp, Everton Chinaqui.

  • Divulgação