Editorial : Educação socioambiental

Colaborar para a qualificação das culturas de consumo e para o gerenciamento de resíduos no município por meio de: formação para munícipes e educadores formais e informais. Essa é a proposta principal do “Mov.Cicla”.

A iniciativa ainda prevê campanhas de mobilização social para a utilização de equipamentos e serviços públicos de coleta seletiva. E elaboração do projeto executivo de um prédio público municipal que sediará o primeiro Centro de Estudos para a Sustentabilidade de Pindamonhangaba e região.

Com duas décadas de experiência em desenvolvimento de projetos socioambientais, culturais e educativos, o Instituto Sabiá será a organização que cuidará desta iniciativa no município.

Há algum tempo a secretaria Municipal de Meio Ambiente vem tentando uma parceria junto a empresas para desenvolver o tema “resíduos sólidos” e agora, chegou a hora de trabalhar este projeto que visa o fortalecimento de comunidades e ecossistemas.

A iniciativa tem as parcerias do Instituto Sabiá; secretarias municipais de Educação e de Saúde e a empresa Novelis – que, assim como outras empresas inseridas na cidade – vem fazendo a diferença em projetos de responsabilidade ambiental e social.

O projeto promoverá um webinário – que trará mais detalhes sobre o projeto aos interessados, com transmissão ao vivo pelo Youtube do Instituto.

Oferecida gratuitamente para educadores formais e informais e membros de comunidades de Pindamonhangaba, a formação tem como objetivo central ressignificar as culturas de consumo e engajar comunidades da cidade a colaborarem com o gerenciamento adequado de resíduos na região.