Estudantes, professores e imprensa acompanharam palestra sobre a Independência

Aconteceu no Hotel Intercity, na manhã da última sexta-feira (18) uma palestra realizada pelo representante da Casa Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, acompanhada por professores, alunos e imprensa local, em que Sua Alteza abordou os aspectos da Proclamação da Independência no Brasil.

Participaram do evento o Desembargador José Antônio de Paula Santos, descendente de Membro da Guarda de Honra do Príncipe, Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Alcemir de Palma, Deputado Estadual Castello Branco e orador oficial, Dr. José Luis Gândara Martins que fez um relato das oportunidades em que Pindamonhangaba recebeu ao longo dos últimos anos a presença de representantes da Família Imperial Brasileira, desde o início do século XIX.

Durante sua fala, Dom Bertrand abordou os aspectos dos acontecimentos que antecederam o Grito do Ipiranga em 7 de setembro de 2022, iniciando pelo conhecido Dia do Fico, um dos marcos do processo de libertação política do Brasil e que segundo ele representa um dos momentos de demonstração pública da adesão de Dom Pedro I à causa brasileira.

“Os portugueses haviam conseguido fazer com que o Rei Dom João VI regressasse a Lisboa, sob a ameaça de tirar-lhe o trono e tudo começou quando em 9 de janeiro de 1822, o então Príncipe Regente Dom Pedro recebeu uma carta das cortes liberais portuguesas exigindo seu retorno a Lisboa”, afirmou Dom Bertrand.

Ele ainda abordou detalhes da saída do príncipe regente do Rio de Janeiro, sua passagem por Pindamonhangaba e Vale do Paraíba até sua ida a Santos e o retorno à capital paulista onde proclamou a independência, acompanhado de 13 pindamonhangabenses, entre eles o chefe de sua guarda, Manuel Marcondes de Oliveira e Mello.

Ao final, alunos da Escola João Pedro, acompanhados do professor Pedro Ivo Sales, apresentaram uma apresentação musical alusiva à data da Proclamação da Independência.

  • Divulgação