Fundação José Carlos da Rocha retoma projeto de coral com idosos
A Fundação José Carlos da Rocha retomou o projeto de coral com idosos do Lar São Vicente de Paulo, em Pindamonhangaba, em março.
Coordenado pela professora Flávia do Amaral, o coral é formado por cerca de 25 residentes, que têm aulas de canto e ritmo uma vez por semana, normalmente às segundas-feiras.
Flávia disse que os idosos ficaram muito felizes ao saber do retorno do projeto. “Eles adoram cantar e manifestar seus sentimentos. Quando informamos que o coral seria reativado, todos os ex-participantes se mostraram dispostos e animados para a atividade, inclusive com ideias de músicas e ritmos para incluirmos nas aulas”.
A professora relatou que a maior parte das canções utilizadas são das décadas de 1950, 1960 e 1970. “Priorizamos músicas que eles ouviram durante a infância para reativar a memória e despertar bons sentimentos. Mas isso não impede que possamos abrir para materiais mais recentes. Fazemos a avaliação de todas as músicas indicadas”.
A administradora da Fundação José Carlos da Rocha, Renata Linhares, explicou que a retomada do coral é mais uma ação para melhoria na qualidade de vida dos idosos. “É um momento fundamental para expandirmos nossas atividades e assim propiciarmos cada vez mais ganhos para os idosos assistidos diretamente. Temos um mix de projetos desenvolvidos pela Fundação José Carlos da Rocha nos lares atendidos e constatamos que o conjunto dessas realizações trazem uma evolução contínua para os idosos em todos os aspectos”.
Renata lembrou que o coral já realizou diversas apresentações dentro do lar e até externas, principalmente em épocas como Natal, Páscoa, Semana do Idoso, dentre outras.