O básico que você precisa saber sobre a modalidade de investimento

O investimento em criptomoedas teve um crescimento acentuando no decorrer dos últimos anos. Com a valorização das moedas digitais, este mercado tem atraído novos investidores todos os dias, que buscam uma forma de multiplicar seu dinheiro.

A primeira criptomoeda, o Bitcoin, foi criada no ano de 2008 e hoje seu preço é de R$ 204.288,00 (Cotação do dia 14 de março de 2022). Apesar das moedas digitais terem se estabelecido há tempos, ainda representam novidade e carregam mistérios para muitos dos interessados em ingressar no criptomercado.

“Sou bem iniciante no assunto; mas o que pude entender até o momento é que o risco é bem alto, mas se for um investimento em longo prazo, na maioria das vezes, o ganho é certo e maior do que outro tipo de investimento”, afirmou Rodrigo Ramos, investidor em Criptomoedas.

O que são criptomoedas?

As criptomoedas são uma forma de dinheiro, mas se diferenciam das cédulas tradicionais, pois são moedas completamente digitais que não necessitam de serviços prestados por terceiros durante as realizações das transações.

As moedas não são emitidas por nenhum tipo de governo e possuem taxas baixas, podem ser usadas para trocas, como facilitadoras de negociações, ou como reserva de valor, para o mantimento do poder de compra no futuro.

Como é feita a segurança das criptomoedas?

A tecnologia utilizada pelo Bitcoin se chama “Blockchain” –, um sistema que permite rastrear o envio de informações pela internet.

O blockchain, em outras palavras, funciona como um livro de razão pública que carrega informações das transações realizadas. Cada bloco armazena dados de um grupo de transações, marcando um registro de tempo e data.

A cada 10 minutos é marcado um novo bloco, que se liga com o bloco anterior formando uma cadeia, gerando maior segurança e confiabilidade para a rede.

Algumas das moedas mais conhecidas

Bitcoin – A criptomoeda mais conhecida e com o maior valor de mercado. Foi desenvolvida como resposta a crise de 2008, seu intuito era se tornar uma alternativa ao sistema bancário livre.

Etherum – A segunda maior Criptomoeda do mundo, foi imaginada no ano de 2013 por Vitalik Buterin, e utiliza o mesmo sistema de segurança do Bitcoin.

Solana – Com uma alta de 11.179,5% em 2021, é uma das moedas mais promissoras no ano de 2022.

Avalanche – Oferece muitas vantagens ao seu investidor, no ano de 2021 teve uma crescente de 3.326,70%.

Dicas para iniciantes

Segundo especialistas, o investidor deve estar sempre preparado e informado sobre as mudanças de mercado. Não colocar dinheiro em ativos, sem antes realizar pesquisas e consultas pode ser fatal para investidores.

A moeda mais indicada para ingressantes no Criptomercado ainda é o Bitcoin. Muitos tendem a acreditar que perderam o momento certo para comprar Bitcoins, mas a moeda é a mais confiável e segura, além de ainda obter boas performances com investimentos.

Procurar um Exchange confiável também é primordial para investidores – o termo designa as empresas que fazem a ponte entre o mercado e o consumidor.

Os ‘experts’ também recomendam o investidor a não acreditar em promessas de retornos imediatos e milagrosos, pois muitas pessoas se frustram ao depositar grandes valores em investimentos de risco alto e baixa probabilidade de retorno.

 

 

Colaborou com o texto: João Pedro de Melo

  • Reprodução O bitcoin segue sendo a criptomoeda mais difundida desde sua criação