História : Instalação e primeiras atividades do 2º Batalhão de Engenharia em Pindamonhangaba

Criado em 15 de maio de 1946, a instalação do 2 BE neste município se deu com a chegada de seus primeiros oficiais e praças, em 11 de março de 1947.

Vasculhamos o arquivo TN do ano de 1947, meses janeiro, fevereiro, março, abril, junho e só fomos encontrar na edição de 20 de julho, notícia referente a esse batalhão em Pindamonhangaba.

A edição acima mencionada traz uma matéria sobre como haviam sido as festividades comemorativas ao 10 de julho, aniversário da cidade que então completava os seus 242 anos…

O aniversário de 47

O mau tempo havia adiado os festejos comemorativos do dia 10 para o dia 13 daquele mês. Pela manhã, na Praça da República (atual “Padre João de Faria Fialho”), em altar ali instalado, o então pároco responsável pelo município, padre João José de Azevedo, celebrara missa votiva assistida pela população e as autoridades civis e militares.

Finda a missa, fazendo uso da palavra, o vigário exaltou a grande data da emancipação política da cidade (e aqui a primeira referência ao glorioso 2º BE que encontramos), “tecendo também, um hino de louvor ao 2º Batalhão de Engenharia aqui recentemente organizado e que tem como comandante o exmo. Coronel Felisberto Estevam de Oliveira Baptista, ilustre oficial de nosso Exército.” Note-se que o 2º Batalhão de Engenharia ainda não possuía o complemento, de Combate.

Naquela solenidade religiosa na praça esteve presente e se apresentou a banda de música do 6º Regimento de Infantaria, aplaudida visitante que executou o Hino Nacional por ocasião da elevação da hóstia.

Após o ofício religioso, autoridades e população se dirigiram ao logradouro público central da cidade, a Praça Monsenhor Marcondes. Ali, às 9h30, começou o desfile do 2º Batalhão de Engenharia, “que, ao passar pela Praça Monsenhor Marcondes recebeu os mais vivos e merecidos aplausos das autoridades e pessoas gradas presentes no palanque oficial bem como da numerosa assistência que tomava literalmente os passeios e adjacências daquele logradouro”.

Encerrado o desfile houve os pronunciamentos do prefeito Nicanor Ramos Nogueira e do secretário municipal Vasco Cesar Pestana. Eles relataram o fato histórico da emancipação política local e exaltaram os grandes homens cultos de Pindamonhangaba, “que, em todos os tempos, em todos os setores da atividade humana, tanto fizeram em prol de sua terra natal, do estado e do país”.

Concluindo as festividades daquele aniversário da cidade, a Tribuna do Norte ainda registrou: os discursos irradiados pelo Serviço de Alto Falantes Paraíba (pelos possantes aparelhos de transmissão instalados na praça em homenagem à data); a retreta na praça realizada pela banda do 6º Regimento de Infantaria, sob a regência do pindamonhangabense sargento Bernardo, tendo sido apresentadas músicas dos maiores compositores nacionais e estrangeiros; outras das gratas atrações nas festividades foi a apresentação da Banda de Tambores e Cornetas do Núcleo de Ensino Profissional; a noite de apresentação da Corporação Musical Euterpe na praça, encerrando as festividades.

O 2º BE combate incêndio

Na mesma edição de 20/7/47, em página interna, foi registrada outra participação do 2º BE, desta vez, infelizmente, em ocorrência nada festiva, num incêndio que se deu nas imediações da Praça Monsenhor Marcondes.

O sinistro (foi tema dessa página de história, edição 8/2/2022) ocorrido na madrugada de 18 de julho de 1947, atingindo prédios comerciais da rua 10 de Julho, contou com a ajuda de voluntários na tentativa de extinguir as chamas, entre eles o efetivo recém aquartelado do 2º Batalhão de Engenharia.

Conta a Tribuna, dado o alarme do incêndio “o oficial de dia do 2º BE enviou imediatamente uma turma de praças para combater o fogo, constituindo isso um grande auxílio”.

O proprietário de uma das lojas consumidas pelas chamas, Antonio Cozzi, em seus agradecimentos publicados na Tribuna, destacou a ajuda do 2º Batalhão de Engenharia, sob o comando do coronel Felisberto Estevam de Oliveira Baptista.

Na próxima edição, outras notas sobre o primeiro ano do 2º BE em Pindamonhangaba.

 

  • Arquivo TN
  • San Martin Prédio construído no início do século XX pra abrigar o Mercado Municipal de Pindamonhangaba, foi adquirido pelo Governo Federal para aquartelar unidades militares do Exército. Adaptado para tal finalidade, recebeu melhorias ao longo dos anos, incluindo a construção de um pavimento superior. Desde 1947 aquartela o efetivo do 2º BE Cmb “Batalhão Borba Gato”
  • Portal R3