Editorial : ‘USP na Comunidade’ estimula ensino e aprendizagem científica
Aproximar a população paulista do universo científico levando experimentos, jogos, apresentações e conhecimento de uma forma interativa, lúdica e descontraída estão entre as propostas do projeto “USP na Comunidade”.
As atividades buscam estimular o ensino e a aprendizagem de ciências e inspirar os estudantes a criar, investigar, descobrir, estabelecer conexões e resolver problemas de forma colaborativa e cooperativa.
Em parceria com a secretaria Municipal de Educação, a Escola de Engenharia de Lorena e a Universidade de São Paulo, a iniciativa acontece por meio de uma unidade móvel do projeto, que está no estacionamento do paço municipal, até o dia 8 de maio.
A iniciativa é desenvolvida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e realizada por professores e alunos da Escola de Engenharia (EEL) da USP, as atividades são fundamentadas na abordagem Steam – acrônimo em inglês de Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics.
De acordo com os organizadores, dentro da programação estão: jogos e desafios de matemática, oficinas de origami, desafio da torre de papel, competição de robótica, Show de Ciências e exibições astronômicas no Planetário Móvel, entre outras atividades.
O evento é direcionado a comunidade escolar e também aberto ao público em geral.