Pindamonhangaba recebe atividades interativas do ‘USP na Comunidade’

Na segunda-feira (2), a Prefeitura de Pindamonhangaba realizou a cerimônia oficial de abertura da Semana de Educação Steam, realizada no estacionamento do paço municipal. A iniciativa na cidade é uma parceria entre a SME (Secretaria Municipal de Educação), com EEL (Escola de Engenharia de Lorena), por meio de convênio firmado entre a prefeitura Municipal de Pindamonhangaba e a USP (Universidade de São Paulo).

A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito dr. Isael Domingues; secretária de Educação, Luciana Ferreira; secretária de Saúde, Ana Claudia Macedo; secretário adjunto de Educação, Fabiano Vanone; coordenadora do projeto USP na Comunidade, Professora Doutora Paula da Cunha Correia; e coordenadores do convênio e do evento, professores doutores Sandra Schnaider e Carlos Shigue. Os alunos da Escola Municipal João Cesário prestigiaram o primeiro dia de evento, acompanhados pelo diretor Edson e professoras Thais, Célia e Solange.

Até o dia 8 de maio, das 8h às 17h30, estará aberta a unidade móvel do Projeto USP na Comunidade, que é desenvolvido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e visa aproximar a população paulista do universo científico levando experimentos, jogos, apresentações e conhecimento de uma forma interativa, lúdica e descontraída.

As atividades buscam estimular o ensino e a aprendizagem de ciências e inspirar os estudantes a criar, investigar, descobrir, estabelecer conexões e resolver problemas de forma colaborativa e cooperativa. Realizadas por professores e alunos da Escola de Engenharia (EEL) da USP, as atividades são fundamentadas na abordagem Steam – acrônimo em inglês de Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics. Na programação, haverá jogos e desafios de matemática, oficinas de origami, desafio da torre de papel, competição de robótica, Show de Ciências e exibições astronômicas no Planetário Móvel.

Haverá também uma campanha da Secretaria Municipal de Saúde de Pindamonhangaba com orientação de saúde bucal.

A entrada é gratuita com agendamento prévio de escolas pelo site: https://forms.gle/o3aacNnixcvqz5iAA. O evento também é aberto ao público em geral.

  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação