Pindamonhangaba inaugura ‘Albergue Municipal’ na próxima segunda-feira
A Prefeitura de Pindamonhangaba vai inaugurar o “Albergue Municipal” na segunda-feira (27), às 16 horas.
O equipamento fica na rua Papa João XXIII, 433, Alto Cardoso e substitui e amplia os serviços que têm sido realizados no Centro de Acolhimento a Moradores em situação de rua – que funciona deste março de 2020 na Quadra Coberta.
O “Albergue Municipal” é um serviço de proteção social especial de alta complexidade da Assistência Social que atenderá pessoas em situação de rua com diversos serviços.
A unidade possui capacidade inicial para 20 pessoas e atenderá homens e mulheres que estejam dentro dos critérios e perfil do regulamento do serviço.
Dentre os serviços oferecidos pela Assistência Social no local estão a triagem pela equipe técnicas, atendimento social e psicológico, bem como todos os encaminhamentos necessários à rede sócio assistencial do município.
O albergue contará com uma equipe técnica composta por assistentes sociais, psicólogos, além de apoio administrativo, guardas, controladores de acesso 24 horas, ajudantes de serviços gerais, dentre outros.
A secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda, explicou que serão fornecidos kits de higiene, alimentação, banho e pernoite aos acolhidos. “Eles poderão permanecer utilizando os serviços por até seis meses, até que possam ser reinseridos na sociedade ou, quando possível, no núcleo familiar, garantindo assim a sua dignidade e inclusão social”.
Ela disse que “o projeto foi idealizado com muito carinho pelo prefeito Isael e pela equipe da Secretaria de Assistência Social em 2018 e firmado um compromisso, que está se efetivando hoje. É um equipamento de proteção social especial de alta complexidade, que visa garantir os direitos, o acolhimento e a humanização ao atendimento às pessoas em situação de rua”.
O prefeito, Isael Domingues, afirmou que o equipamento vem para oferecer acolhimento e dar dignidade às pessoas em situação de rua. “Queremos acolher essas pessoas com humanização no atendimento, ofertando alimentação, banho, cama para dormir com tranquilidade e com segurança. Além disso, vamos oferecer amparo psicológico e atendimento social para reinserção da pessoa no convívio familiar e social, buscando meios para resgatarmos a qualidade de vida de todos. É mais uma importante conquista para Pindamonhangaba”, completou o prefeito.