Secretaria de Educação de Pinda realiza encontro pedagógico com profissionais da área
No dia 19 de julho, a Secretaria de Educação da Prefeitura promoveu encontro pedagógico com profissionais da educação que atuam diretamente com as crianças matriculadas nas escolas e creches da Rede Municipal: profissionais de apoio, auxiliares de classe, estagiárias e agentes de organização escolar. O evento foi realizado no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina.
Cerca de 120 profissionais participaram de momentos de reflexão sobre a inclusão escolar, sobre o importante papel de cada um na vida das crianças, quais marcas querem deixar na vida delas e o quanto as crianças marcam suas vidas.
De acordo com a secretária de Educação, Luciana Ferreira, esse foi “um momento descontraído para compartilhar experiências e conhecer a trajetória e evolução da Educação Especial, assim como os melhoramentos no Atendimento Educacional Especializado ofertado às crianças com deficiência matriculadas na Rede Municipal”.
O encontro foi liderado pelas gestoras regionais Tayla Zarzur, Melissa Parussulo e a diretora Pedagógica Elaine Prolungatti, que realizaram dinâmicas interativas e compartilharam experiências pessoais e profissionais que movimentaram as conversas a respeito da importância de cada um na vida das crianças.
Para a diretora pedagógica, o intuito foi estimular que cada um seja “olheiro” para encontrar talentos e desenvolver potencialidades muitas vezes não percebidos na rotina tanto familiar quanto escolar.
Abrilhantando o encontro, a equipe do Museu Histórico Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, liderada pela Lena, organizou uma visita monitorada ao espaço que guarda a história de Pindamonhangaba proporcionando momentos especiais a todos os participantes.
“O encontro de hoje foi bom, acredito que pontos importantes foram levantados, como os desafios enfrentados no dia a dia, o reconhecimento de que há ainda muito o que melhorar e também o esclarecimento de alguns pontos relacionados ao acolhimento e reconhecimento dos alunos especiais. Acredito que seja muito importante que o conhecimento a respeito de temas encontrados na escola e ‘técnicas’ ou ‘dicas’ de como agir devem sempre ser compartilhados com a família e toda comunidade escolar. Também adorei a visita monitorada e sou grata pela oportunidade”, destaca Dayane César Costa.
“Gostei demais, pra mim foi uma nova experiência agregou muito mais conhecimento do que eu imaginava, foi muito bom”, disse Lúcia Maria de O. Prado.
“Uma vivência que, com certeza, levarei comigo. Uma tarde agradável de aprendizagem, incentivo e motivação para o semestre que se aproxima. Parabéns aos envolvidos e vamos avante” finaliza Renata de O. Madruga Silva.
A secretária de Educação, Luciana Ferreira, ressalta que “formações que abordam temáticas sobre a diversidade presente no cotidiano escolar precisam ser tematizadas para o aprimoramento do serviço ofertado, como para o refinamento de nossas percepções no intuito de se obter intervenções mais qualificadas nos contextos em que atuarmos”.