Meio ambiente
Na última década, aumentaram as preocupações sobre a temática ambiental e, junto, as iniciativas dos variados setores da sociedade para o desenvolvimento de atividades, projetos no intuito de educar as comunidades, procurando sensibilizá-las para as questões ambientais, e mobilizá-las para a modificação de atitudes nocivas e posturas benéficas ao equilíbrio ambiental. O Livro “Primavera silenciosa” de Rachel Carson escrito em 1962, já alertava para o uso indiscriminado de DDT (inseticidas agrícolas), no então governo Kennedy.
A repercussão do livro, incentivou o crescimento de movimentos ambientalistas pelo mundo.
Isso quer dizer que o problema vem se arrastando de logo tempo.
Hoje em dia todo mundo fala em reciclar lixo, seja de papel, garrafas plásticas, vidros e até alumínio. Antigamente não havia tanto material para ser recolhido, já que não havia tanto lixo reciclável e nenhum centro de reciclagens nessa época, como temos hoje.
O aumento da população e consequentemente o maior consumo, gerou mais lixo, a facilidade de se transportar alimentos em embalagens descartáveis tornou nossa vida muito mais prática em compensação só no Brasil estima-se que se produza a cada 24 horas, 240 mil toneladas de lixo.
Portanto, nós somos os responsáveis pelo que virá no futuro, a saúde do meio ambiente está ligada diretamente a nossa saúde. Se cada um fizer sua parte com certeza teremos um planeta sadio.
Adelson Cavalcante
Jornalista mtb 56011/sp
Presidente da AJOP