Revelando SP mostra cultura regional para milhares de visitantes
Considerado o maior evento de cultura tradicional de São Paulo, o Revelando SP, gerido pela Amigos da Arte, voltou ao formato presencial depois de dois anos de programação online. De 20 a 24 de julho, o evento gratuito aconteceu no Parque da Água Branca, zona oeste da capital, e contou com cerca de 300 atividades, entre exposição e venda de artesanato, gastronomia, apresentações de grupos e artistas da cultura popular. Os participantes foram escolhidos em mais de cem municípios paulistas, e cerca de 400 mil pessoas compareceram ao festival.
“A volta do Revelando SP presencial é muito importante para São Paulo, sua realização estreita e fortalece a cooperação entre estado e municípios, gera emprego, renda e muita visibilidade para os artesãos, culinaristas e artistas”, afirmou Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte. Desde que passou a ser gerido pela Amigos da Arte, em 2017, o evento mais que triplicou o número de público presente, de 120 mil para 380 mil pessoas em 2019.
As prefeituras são fundamentais para a realização do evento. São elas as responsáveis por identificar e inscrever as tradições locais por meio das chamadas públicas do Juntos Pela Cultura, programa estadual que visa fortalecer a produção independente, ampliar o acesso da população à arte, descentralizar o investimento público na área e estimular o desenvolvimento da economia criativa de São Paulo.
Cantos e danças indígenas, catiras, congadas, contadores de causos, manifestações da cultura cigana, cururus, dança de Santa Cruz e de São Gonçalo, fandangos, folia de reis, moçambiques, sambas de bumbo, samba de lenço, seresta, trança fitas, umbigadas e muita cultura caipira estiveram presentes durante os 5 dias de evento.