Depois da oferta de vagas de TI crescer 600%, São Paulo precisa de profissionais qualificados
A demanda por profissionais qualificados no setor de tecnologia de informática se mostra cada vez mais urgente, considerando o contexto das novas tecnologias, a exemplo do 5G e Internet das Coisas. Apenas no primeiro ano da pandemia (2020), a procura por profissionais no Estado de São Paulo, por exemplo, cresceu mais de 600% pela plataforma de empregos Catho, o que não foi suficiente para suprir a alta e constante demanda.
Segundo pesquisa realizada pela GeekHunter, no primeiro semestre de 2021, o setor registrou aumento de 344% de vagas para profissionais de nível pleno e 173% para juniores. Porém, a previsão do setor aponta para um possível apagão de profissionais. De acordo com as projeções mais recentes da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) cerca de 800 mil novas vagas de trabalho serão criadas em todo o País até 2025; mas a entidade estima que faltarão especialistas para ocupar cerca de 532 mil dessas vagas.
Pensando em preparar os novos profissionais de TI o mais rápido possível, diversas escolas vêm lançando cursos de curta duração, a maioria online, voltados ao desenvolvimento de carreira tech, uma delas é a Cogna Educação, que acaba de lançar a Escola T.EX – Technology Experts.
Com cursos rápidos voltados para empregabilidade e para o desenvolvimento de carreira tech, a escola oferece, inicialmente, dois cursos no modelo de nanograduação, o de Full Stack JavaScript e o Bootcamp, focado em ensinar o aluno o melhor método para ser aprovado em processos seletivos, bem como em explicar o que cada função no segmento de tecnologia faz na prática. O aluno que optar por ingressar na nanograduação também terá acesso ao bootcamp.
Para contemplar alunos de todo o Brasil, os cursos têm certificação e são direcionados a profissionais que almejam fazer transição de carreira, jovens que se formaram no ensino médio e desejam ingressar na área de tecnologia, empreendedores e alunos de graduação e pós-graduação, além de possibilitar parcerias B2B com empresas, escolas e outras instituições que desejam formar um grupo de novos profissionais de TI. As aulas são conduzidas por professores experts e reconhecidos no mercado.
“Nossa proposta de metodologia irá apoiar o mercado na superação do déficit de profissionais nessa área com mais celeridade. Ao transmitir as competências técnicas e as soft skills mais demandadas nesse segmento, queremos desenvolver tanto os jovens que ainda não têm experiência quanto aqueles profissionais que desejam mudar de carreira ou dar uma guinada na profissão”, explica Renato Blanco, Head da T.EX. Além de receber um vasto repertório técnico, os alunos também serão preparados para o processo de seleção do mercado, com a disponibilização de modelos de currículo, cartas de apresentação, perguntas e respostas de entrevistas, entre outros diferenciais de empregabilidade que reforçam o foco no aluno e seu objetivo profissional.