Pinda terá 100% de iluminação de LED e postes inteligentes
A Prefeitura de Pindamonhangaba lançou, na quinta-feira (11), o programa de modernização e eficientização da iluminação pública, que substituirá mais de 23 mil luminárias convencionais por LED.
Haverá três tipos de luminárias de LED: as convencionais para ruas e avenidas, as decorativas que serão instaladas em parques e praças e as de formato de refletores para quadras, campos esportivos, além do sistema especial colorido para monumentos e prédios históricos.
A previsão é que a empresa Ilumitech, vencedora da licitação pública, realize a substituição de todas as lâmpadas em até seis meses. O contrato com o município é de cinco anos e a empresa realizará todo o georreferenciamento, etiquetamento dos postes e a troca de relés, luminárias e grande parte dos braços de iluminação pública.
A troca trará ao município uma economia na conta de energia de cerca de 60%, estimada em R$ 330 mil por mês, bem como o aumento significativo da capacidade de iluminação da cidade, aumentando em mais de 120% o índice de luminosidade em todas as ruas e avenidas. Em pouco de mais 120 dias, após a chegada dos equipamentos, a maioria dos pontos de iluminação pública do município estará eficientizada por modernas luminárias LED.
Além de deixar a cidade mais bonita e agradável, o novo sistema de iluminação deve ter impacto direto em benefícios para o setor de comércio, melhorias no trânsito e segurança da cidade. De acordo com estatísticas apresentadas pela Ilumitech sobre outros municípios atendidos, após a instalação dos pontos de LED houve aumento em cerca de 20% da atividade comercial e redução superior a 70% nos índices de criminalidade e de acidentes.
Gestor do contrato, o secretário de Governo e Serviços Públicos, vice-prefeito Ricardo Piorino, ressaltou que a ação eleva Pindamonhangaba a um patamar diferenciado. “O prefeito Isael nos cobra a realização de ações eficientes e práticas, e que reflitam em qualidade de vida para a população. Teremos economia e melhor iluminação com esta iniciativa, beneficiando 100% da população. O ganho será muito grande e toda cidade receberá iluminação de primeiro mundo trazendo mais segurança e um visual moderno e atrativo”, afirmou Piorino.
O prefeito Isael Domingues disse que a iniciativa vai possibilitar “mais economia, maior capacidade de iluminação e mais segurança para a cidade, valorizando os imóveis e o serviço será executado de forma mais econômica, rápida e eficiente para nossa cidade”.
O prefeito Isael afirmou que “dentro de seis meses terá 100% dos pontos de luz com LED. Seremos a primeira cidade da região com iluminação 100% LED. Isso faz parte dos nossos planos: uma cidade humana, moderna e inteligente. Teremos iluminação de qualidade para a população, com baixo custo de eletricidade e capaz de melhorar nossos indicadores, econômicos e de segurança. Isso é o futuro”, afirmou o prefeito.
Isael ressaltou que “Pindamonhangaba caminha a passos largos para o futuro. É a transformação da cidade. Hoje temos uma expectativa muito grande em relação a este projeto. Em pouco meses, até o fim do ano, já teremos a realidade. Com melhorias nos nossos indicadores, com ruas do centro e dos bairros mais iluminadas e mais seguras para o comércio, para a casa das pessoas, nas praças, quadras, LED para todos. Isso é pensar no futuro, em modernidade, é fazer gestão para o cidadão, é melhorar a qualidade de vida. São ações como esta que ajudam a atrair investimentos, que fazem com que o empresário acredite na cidade, que coloque aporte para seu negócio de desenvolver, gerar mais empregos, que sinta segurança no município, na gestão da cidade. Repito, isso é fundamental para o desenvolvimento de Pindamonhangaba”, completou o prefeito.
Inovação com postes inteligentes – Uma das grandes inovações será a instalação de cinco postes de “smart city”. Trata-se de uma iniciativa pioneira no Vale do Paraíba e a segunda no Brasil que contempla num único poste: iluminação pública eficiente, câmeras de monitoramento, ponto Wi-Fi, telas de informação e publicidade, botão de pânico, e alojamento para antenas 5G, dentre outras funcionalidades.
“Estamos estudando os melhores locais para instalação. Eles terão ponto de Wi-fi, tomadas para carga de veículos elétricos, displays visuais para exibir informações gerais e específicas para a cidade, fornecer dados gerais para população, como clima, tempo, pode ser usado como ferramenta de informação em campanhas de utilidade pública, orientação aos moradores, além de possuir alto falantes para emissão de sinais sonoros, e que podem ser usados para emitir dados e informações à população, além dos pontos de iluminação, câmeras e possibilidade de instalação de torres 5G por parte de operadoras de telefonia”, explicou o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso.
Ele frisou que toda a estrutura de iluminação foi pensada em criar uma rede de comunicação que possa interligar a cidade. “E que também possa ser ofertada para as empresas de telecomunicação para realização de melhores e mais eficientes serviços ao cidadão. Essa rede terá grande capacidade de comunicação, de armazenamentos, e que permita a instalação de sensores IOTs, tornando a cidade mais digital para utilizarmos isso de forma inteligente, provendo melhores serviços para a população”.
O prefeito Isael destacou que “se trata de um contrato inovador, que gera economia para a cidade, que dá mais um passo no programa Cidade Inteligente e se prepara para a nova fase de implantação de telecomunicações no Brasil”.
Pindamonhangaba se capacita para ser modelo para o Brasil com tecnologia inovadora, econômica e acima de tudo alinhada com a legislação vigente no país, através da utilização do poste como vetor de capilaridade de expansão do 5G, substituindo a luminária, sendo mais econômico e eficaz.
O evento contou com a presença de vários secretários municipais, além dos vereadores José Carlos Gomes – Cal – presidente da Câmara, Magrão, Regininha, Felipe Guimarães e Rogério Ramos.