Editorial : ‘Setembro Amarelo’ e a conscientização

Campanha de conscientização e prevenção do suicídio, o “Setembro Amarelo” é uma ação que mobiliza diversos órgãos públicos e também a iniciativa privada.

Pensando em contribuir para a campanha, a secretaria Municipal de Saúde de Pindamonhangaba por meio do setor de Saúde Mental, com o apoio das demais secretarias municipais deu início, esta semana, a mobilização na cidade.

O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha que busca falar sobre o suicídio – assunto que tende a ser um tabu na sociedade –, trabalhando para sua prevenção e para o acesso das pessoas aos recursos oferecidos.

O foco principal da campanha é “mostrar para as pessoas que elas não estão sozinhas; que elas são compreendidas e podem procurar ajuda; e que todos esses problemas têm uma solução quando recebem o apoio de outras pessoas”.

A iniciativa também foca no trabalho de informação e conscientização para as pessoas que não estão passando por essa situação, mas que podem ajudar, detectando casos, por exemplo.

Para os articuladores, a campanha tem o viés otimista, pois a melhor forma de prevenção é garantir uma vida equilibrada em todos os setores.

Fazem parte da campanha ações nas escolas da Rede Municipal de Ensino – através de ações como um concurso de cartazes; além de um workshop, que ocorrerá no dia 15 de setembro, na Fasc, para discussão do tema.

A iniciativa contará ainda com uma ação realizada em parceria com a Gerdau, na praça Monsenhor Marcondes, no dia 17 de setembro.
Informação e conscientização é o primeiro passo.