Editorial : Proerd: informação, prevenção e reflexão
Em uma ponta: jovens, crianças e pais. Na outra: educadores e policiais. Entre essas duas pontas: o desafio de educar cidadãos conscientes e capazes de fazerem escolhas inteligentes. Essa é a base do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
A iniciativa foi criada no Brasil, em 1992, seguindo um modelo de ação que teve origem em 1983, nos Estados Unidos – segundo dados do Ministério da Educação –; sendo desenvolvido em cerca de 60 países.
Desde a sua criação, o programa tem por objetivo principal e lema “Manter nossas crianças longe das drogas”.
Direcionado aos estudantes do quinto ano do ensino fundamental das redes pública e privada, o Proerd leva aos alunos, de forma lúdica e até descontraída, um assunto tão sério como o uso de drogas e de substâncias nocivas à saúde física e mental.
Para coroar o aprendizado dos estudantes, a Polícia Militar de Pindamonhangaba realizou na última sexta feira-feira, dia 26 de agosto, a formatura dos alunos que participaram do Proerd no primeiro trimestre deste ano.
No programa, as atividades são ministradas por policiais militares voluntários – capacitados pedagogicamente –, em parceria com pais, professores, estudantes e a comunidade escolar.
Em Pindamonhangaba, a solenidade também celebrou os 25 anos do projeto no município.
Sendo a escola um agente de transformação de uma sociedade, que esses estudantes, bem como toda a comunidade escolar, possam ter informação adequada, que gerem reflexões – contribuindo para tomadas de decisões cada vez mais conscientes!