“Independências e Museus, outros 200, outras histórias” é tema de evento gratuito

Teve início nessa segunda-feira, dia 19, e segue até o dia 25 de setembro, a semana de debates sobre independências, na “16ª Primavera dos Museus”.

Coordenado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), o evento ocorre em todo o País, anualmente, no mês de setembro, e o ‘Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina’ de Pindamonhangaba não ficou de fora.

A partir da abordagem central deste ano: “Independências e Museus, outros 200, outras histórias”, o projeto promove debates sobre a temática.

O bate-papo dessa segunda foi online (pelo canal da Unitau – Universidade de Taubaté), com a professora do curso de Museologia da Universidade Federal de Sergipe(UFS) Rose Elke Debiasi – que falou sobre a “Memória, saberes e inclusão social nos museus”; e também com a professora do curso de Historia da Universidade de Taubaté , Suzana Lopes Salgado Ribeiro que abordou o tema “Oralidade e cotidiano: abordagens históricas em museus”.

Programação:

20/9 às 19 horas: mesa redonda – “A Independência da Imprensa”

Ocupando o 110° lugar no Ranking sobre liberdade de imprensa, é hora de discutirmos e percebermos quando e onde a imprensa é tolhida de fazer o seu papel.
21/9 às 19 horas: mesa redonda – “Negros e as independências”

Com representantes dos conselhos de cultura e da comunidade negra e de movimentos negros a conversa pretende discutir os movimentos de independências.
22/9 às 19 horas: mesa redonda – “Vale do Paraíba/Pindamonhangaba e a Independência”

Vale do Paraíba cenário da passagem de Dom Pedro I e Pindamonhangaba cidade de alguns Guardas de Honra será o foco dessa conversa.

23/9 às 19 horas: mesa redonda – “Mulheres e a Independência”
Vamos conversar sobre o feminino? Mulheres do século XIX e a contemporaneidade, o que mudou?

  • Divulgação