Editorial : Acolhendo quem acolhe
Peça fundamental na engrenagem da saúde coletiva no Brasil –, os agentes de saúde e de controle de vetores – receberam uma homenagem em celebração ao “Dia do Agente Comunitário de Saúde e Endemia”.
A ação foi realizada pela Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, e ocorreu nessa terça-feira, dia 4 de outubro.
Além de um café da manhã; e de massagens e auriculoterapia que os profissionais receberam do Cepic (Centro de Práticas Integrativas e Complementares), eles puderam apreciar um momento com música ao vivo com o cantor de Pindamonhangaba, Wagner Muzaki.
Para os idealizadores do evento, “essa é uma data importante para o calendário nacional, pois nesse dia comemoramos uma das atividades de funcionalismo público essencial para a saúde coletiva”.
O Agente Comunitário de Saúde e Endemia desenvolve atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e de agravos, e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade.
Também é papel desse profissional manter a Equipe de Saúde da Família informada,
principalmente, a respeito de situações de risco; acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade, de acordo com as necessidades definidas pela equipe.
“Tanto o trabalho de atendimento às famílias, por parte dos agentes de saúde, quanto o combate as endemias, como a dengue, por parte dos agentes de controle de vetores – é um trabalho desafiador, realizado com muito carinho e amor”.
A esses profissionais, nossos parabéns e agradecimento pelos serviços prestados à comunidade!