Editorial : Aquecimento do mercado imobiliário
Sabemos que o aquecimento do mercado imobiliário é também um crescimento do ramo da construção civil. E, havendo crescimento no segmento da construção civil, há geração de emprego direto e indireto – e isso é muito positivo.
É o que tem acontecido no município de Pindamonhangaba. Indicativos da prefeitura local prevêem que a cidade viverá um ‘boom’ de novos loteamentos e demonstram aquecimento do mercado imobiliário e, consequentemente, do ramo da construção civil.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Planejamento, de janeiro de 2021 até setembro deste ano, foram aprovados 10 novos loteamentos urbanos; e nos últimos quatro anos (2017 a 2020), três novos loteamentos foram aprovados.
Além desses, outros 15 processos estão em andamento na administração municipal e no Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo.
Outros indicadores também comprovam o ritmo acelerado do crescimento urbano do município, como por exemplo, o número de projetos.
Ainda segundo informações da Secretari a Municipal de Obras e Planejamento, nos últimos seis anos o número de aprovações de projetos está chegando a sete mil, no segmento residencial, comercial e industrial.
Mais um indício de que os números têm sido crescentes é que empresas vêm realizando meetings e eventos de lançamentos de loteamentos no município.
Para a prefeitura, ‘Pinda é uma cidade de oportunidades e o município vive essa tendência de investimentos com um comércio e indústria fortes’.