Vendas do comércio no Natal devem crescer 10%
As vendas do comércio varejista em Pindamonhangaba devem crescer 10% neste mês de dezembro, em comparação ao ano de 2021, impulsionadas pelo consumo do Natal e também pelo pagamento da segunda parcela do 13º salário.
A projeção é da Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba (Acip), segundo informações do presidente Mauro Almeida, que salientou ainda que o valor médio de gastos com presentes por família pode chegar a R$ 520,00, levando em consideração os pais e filhos. E em primeiro lugar estão roupas, depois calçados e perfumes, já que eletrônicos e eletrodomésticos são adquiridos nas campanhas de Black Friday e ainda nas promoções pós Natal.
Para a Acip, essa projeção leva em consideração o primeiro Natal pós-pandemia totalmente liberado, às ações da entidade e também à parceria com a Prefeitura de Pindamonhangaba, que vem realizando o ‘Natal Encantado’, com muitos eventos na cidade. “Eventos voltados à família de uma forma geral – inclusive com espaços de shows e de alimentação – agregam para o aumento do número de pessoas nas lojas, consumindo e impulsionando o comércio local”, salientou.
Para o presidente, essas parcerias na busca de ações constantes, melhorando cada vez mais a campanha durante o período natalino, são muito importantes e a prefeitura teve um papel muito importante para o sucesso deste Natal.
O presidente ainda afirmou que todas essas ações colaboram para que os consumidores gastem mais em Pindamonhangaba. “Talvez por força do hábito ainda, muitas pessoas busquem o comércio em outras cidades em busca de grandes lojas. Mas nosso comércio melhorou muito, com o shopping e novas opções de lojas”, disse. Além disso, a Acip busca a capacitação constante dos empresários e das pessoas que estão à frente do comércio.
Planos para 2023
Segundo Almeida, logo após o Natal, os comitês da entidade estarão se reunindo para organizar novas ações para 2023. Um deles é a realização de um evento para o Dia da Mulher, no mês de março, com um encontro na Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba. “Será uma oportunidade para que as mulheres da cidade participem de um bate-papo voltado ao empreendedorismo feminino”, explicou.
Um outro ponto de destaque da entidade é o seu aplicativo, com inúmeros serviços voltados à população, o cadastro de profissionais para a prestação de serviços, além de links para parcerias com bancos para os empresários, vagas de emprego, informações da cidade e sorteios, além de outras informações.
“Nosso objetivo é sermos parceiros da prefeitura e das empresas locais, capacitando nossos comerciantes para a busca da excelência no atendimento à população”, finalizou.