Estudantes de teatro do Senac apresentam “Nomei-A”
Público poderá assistir peça teatral na própria unidade e no teatro Galpão
Sob a direção do docente Didio Gonçalves e dramaturgismo de Alberto Santiago, a terceira turma do Técnico em Teatro do Senac Pindamonhangaba apresenta o espetáculo “Nomei-A” nos dias 14 e 15 de dezembro, às 20 horas, no Teatro Galpão. A entrada é gratuita e os ingressos estarão disponíveis uma hora antes do início das apresentações, na portaria.
A peça “Nomei-A” surgiu da necessidade de dar voz à mulher. Não somente em evidenciá-la, mas, sim, em colocar luz aos olhos do público (sociedade) do quanto ainda são reproduzidos ciclos de costumes que nunca deveriam ter sido criados. O roteiro faz um paralelo entre a história de Hester Prynne, personagem vivida no ano de 1666, com a trajetória de tantas outras mulheres até os dias atuais. É inspirado na obra “A Letra Escarlate”, de Nathaniel Hawthorne, que conta a história de uma jovem condenada por uma relação de adultério que resulta no nascimento de uma criança ilegítima. A classificação da peça é de 16 anos.
O espetáculo desenvolvido pelo grupo busca debater agressões, a inferioridade imposta pela sociedade, a falta de equidade e tantas outras injustiças que as mulheres vêm sofrendo ao longo dos séculos. Nesta viagem proposta pelo Grupo Importa de Teatro, o público poderá sentir o que é julgar e ser julgado. Experimentará como é estar dos dois lados e na dor de não ser ouvido, além de entender como o ciclo pode ser quebrado. A peça é uma experiência imersiva da luta contra o silenciamento sobre as mulheres ao longo dos séculos.
“A realização de uma montagem teatral é uma das competências para que os alunos finalizem o curso e recebam o certificado. Todos os conhecimentos aprendidos são postos em prática, desde as primeiras aulas de improvisação, passando pelas aulas de voz, corpo, construção de personagem, conhecimentos técnicos de iluminação e sonoplastia, maquiagem e caracterização”, conta Didio.