Arrecadação de brinquedos para vítimas de violência vai até dia 18
A arrecadação de brinquedos da a “Operação Criança Feliz Natal 2022”, organizada pela Prefeitura de Pindamonhangaba em parceira com a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), vai até domingo (18).
A arrecadação ocorre na Delegacia de Defesa da Mulher (Rua Dr. Gustavo de Godoy, 409, Centro), no Shopping Pátio Pinda e em diversos condomínios residenciais do município.
O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade a doar brinquedos novos, que serão entregues para as crianças vítimas de violência. “As entregas ocorrerão para as crianças no interior da DDM, propiciando a elas acolhimento, atendimento humanizado, com alegria e descontração próprios da infância, distanciando-as da cruel realidade que as assola. A entrega do brinquedo é uma forma de amenizar o sofrimento da criança após sofrer um ato de violência. O brinquedo não vai mudar o fato, mas é uma forma de manifestarmos carinho com a criança”, disse a Delegada da Mulher, Dra. Ângela Aguiar.
A partir de segunda-feira (19), a equipe da Delegacia da Mulher vai inicar a entrega dos brinquedos arrecadados na própria delegacia para crianças e adolescentes vítimas de violência.
A delegada explicou que a criança ou adolescentes “vítima de violência carrega em seu íntimo marcas e traumas que dificilmente serão apagados ou esquecidos”. Dra. Ângela Aguiar afirmou que “é papel da sociedade, além de denunciar violações de direitos, também auxiliar a proteção e participar do bem-estar das crianças e adolescentes, uma vez que são pessoas ainda em desenvolvimento”.
O secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Ribeiro Salgado, destacou que “a ação foi pensada como uma forma de sensibilizar as pessoas sobre a questão da violência contra a criança, que é um assunto pouco debatido na sociedade, um tabu, mas que precisa ser enfrentado”.
Segundo ele, com a arrecadação e entrega de brinquedos, “a Prefeitura e a Delegacia da Mulher trazem esse assunto à tona, para ser lembrado à sociedade e para despertar o interesse da discussão e, principalmente, de proteção à criança vítima e de incentivar as pessoas a denunciarem esses atos”.
“Estamos com as caixas nos postos de arrecadação e as pessoas poderão doar brinquedos para entregarmos a essas crianças. A ação tem o apoio do Fundo Social de Solidariedade, do Shopping Patio Pinda e diversos parceiros”, completou o secretário.