Editorial : A vida pede equilíbrio!
Na busca por inspirar as pessoas a fazerem reflexões sobre suas vidas, o Janeiro Branco é um movimento social dedicado a construir uma cultura da saúde mental em toda a humanidade.
O movimento quer chamar a atenção de todos para as necessidades relacionadas à nossa saúde mental e nada melhor do que começar a pensar nisso logo no primeiro mês do ano, simbolizando um portal entre ciclos que se fecham e e que se abrem nas vidas de todos nós.
O branco foi escolhido para representar folhas em branco, prontas para que possamos escrever novas histórias e desejos, mostrando nossas expectativas e objetivos com os quais sonhamos e desejamos concretizar.
Devemos discutir e abordar esses assuntos, abordando temas que estão relacionados a nossa saúde mental.
Se por muitas vezes os casos de depressão, estresse e crises de ansiedade eram ignorados, mas do que nunca os mesmos devem ser tratados e respeitados.
E praticar o amor próprio, já que na correria do dia a dia muitas vezes, não paramos para nos contemplar. Qual foi a última vez que você parou, enumerou as suas qualidades e se sentiu bem na própria pele? Saiba que esse momento de autocuidado e amor-próprio é muito importante para a saúde mental.
Vivemos um momento em que as críticas parecem vir de todos os lados e é comum que nos deixemos abalar por elas.
Com isso, a autoestima é prejudicada e passamos a nos enxergar menos. Se você é do time de pessoas que cuida de todo mundo da família e se deixa por último, tire um tempinho para se admirar e praticar o amor-próprio.
Mesmo antes da covid-19 o Brasil já se destacava negativamente nos cuidados com a saúde mental. Dados de 2017 da Organização Mundial da Saúde colocavam o país no primeiro lugar da prevalência de transtornos de ansiedade e em quinto nas taxas de depressão.
Por esse motivo, precisamos voltar a nossa atenção aos cuidados da saúde mental e nos dar a chance de vivermos melhor…