Negócios em Foco Arroz: alimento para o mundo
Nossa parceria agora é com a ACIP (Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba) para abordar as empresas que compõem a cidade,com a finalidade de destacar o trabalho dos empresários de Pinda, inspirar futuros empreendedores e também aqueles que estão começando seu negócio. Na coluna ‘Negócios em Foco’ serão apresentados os resultados de boas iniciativas para que sirvam de influência para novos negócios.
O arroz é um dos principais ingredientes consumidos ao redor do mundo. Seja da maneira como conhecemos aqui no Brasil, com o delicioso ‘arroz e feijão’, ou como base no preparo de bebidas e receitas do tipo sushi, risoto, paella e sobremesas, como o arroz doce.
A região do Vale do Paraíba abriga a maior produção de arroz irrigado do estado de São Paulo. São 80 agricultores dedicados à cultura, principalmente do tradicional arroz branco, o agulhinha.
Na coluna de hoje, trazemos o Arroz Ruzene, produzido por uma empresa inovadora no mercado gastronômico e que se preocupa com a qualidade de seus arrozes. Francisco Ruzene,conhecido como Chicão, é filho e neto de produtores de arroz no Vale do Paraíba.
Seu negócio são os arrozes especiais: preto, cateto, arbóreo, basmati, vermelho, jasmine e os miniarrozes. Esses são alguns dos produtos trabalhados por sua empresa, a Ruzene, que pesquisa, desenvolve, planta e comercializa o arroz aqui em Pindamonhangaba.
Chicão explicou que escolheu Pinda devido às oportunidades de negócio que encontrou aqui e também por ter grandes áreas para plantação.
Onde tudo começou
No início dos anos 2000, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) mostrou uma nova variedade aos produtores da região: um arroz preto bem diferente do que estavam acostumados. Na época, muitos fazendeiros não ficaram entusiasmados. Mas Chicão resolveu aceitar o desafio e começou a produzir a variedade.
O arroz preto foi conquistando o mercado aos poucos, ocupando a maior parte das lavouras. Foi quando percebeu que poderia investir na criação do seu próprio arroz especial. A mudança na produção exigiu a construção de um laboratório para criar novas variedades.
O arroz vem em diferentes tipos, cores, formas e tamanhos. Alguns estão prontamente disponíveis e alguns ainda estão sendo testados, como o mini arroz vermelho. O espaço fica em Guaratinguetá e é cuidado por sua irmã, Maria Oséas, agrônoma. Foi nessa região que surgiu o piagui, o primeiro arroz preto em miniatura produzido no Brasil.
E desde então, a empresa vem crescendo continuamente.
Apresentamos uma recomendação de receita, feita pelo Arroz Ruzene: um delicioso Risotto de Mini Arroz, uma receita simples e sofisticada ao mesmo tempo, perfeita para aquele jantar com amigos.