Fatec de Pinda cria projeto para criar capas para medicamentos intravenosos utilizando impressoras 3D
A Faculdade de Tecnologia (Fatec) – unidade de Pindamonhangaba – está desenvolvendo um projeto em conjunto com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo em Campinas (IFSP), para a fabricação e doação de caixas plásticas impressas em 3D para abrigar medicamentos intravenosos (soro) para uso hospitalar.
Os pacientes pediátricos, na maioria das vezes, utilizam aplicação de medicamentos injetáveis intravenosos de forma lenta, como a administração de soros ou medicamentos ensacados, como o soro. Este procedimento, muitas vezes, gera muita ansiedade e desconfiança nos pequenos pacientes, tornando seu tratamento mais difícil para a equipe de enfermagem e menos eficaz para a solução durante o tratamento.
A ideia é cobrir o soro ou outros medicamentos médicos em um hospital com uma caixa fabricada em plástico via impressão 3D temática baseadas em super-heróis, princesas, ou outros temas infantis e do cinema.
A intenção é mudar a percepção negativa que as crianças têm a respeito do tratamento médico hospitalar. Além de que isso pode ajudar no entendimento de que o medicamento é um tipo de remédio especial e que ajudará muito no tratamento, possibilitando uma visão diferente, e mais alegre durante a administração dos remédios.
O projeto desta caixa é um novo desenvolvimento visando ser prático robusto e leve, permitindo a fácil utilização na administração dos medicamentos em hospitais. Além de ser prático e de fácil limpeza e esterilização por produtos hospitalares tradicionais.
Quem está à frente desse projeto é o curso de Projetos Mecânicos, orientandos pelo Professor Doutor Filipe Wiltgen, que leciona na Fatec e na IFSP, e também o Auxiliar Docente Rener Washington.
A Fatec Pindamonhangaba está localizada na Rodovia Vereador Abel Fabricio Dias, 4010, no bairro Água Preta. A secretaria acadêmica funciona às segundas, quartas e quintas das 13h às 21h e às terças e sextas, das 9h às 17h.