Medicina alternativa ganha cada vez mais adeptos
Baseada em evidências, as Práticas Integrativas e Complementares estão ganhando cada vez mais credibilidade e adesão por parte, inclusive dos pacientes oncológicos. Uma pesquisa realizada em 2018, demonstrou que uma taxa em 30% e 50% desse pacientes buscam a medicina alternativa durante os tratamentos convencionais.
A massagem oncológica, por exemplo, é uma massagem adaptada a esse público que leva em consideração a história de vida do paciente, se o mesmo realizou ou não cirurgias recentemente, se faz uso de medicações, etc. Estudos comprovam a eficácia da massagem no manejo da dor, náusea, fadiga, depressão e estresse. Massagem é terapêutico, não é frescura, não é algo só para os SPAS. É algo que deve ser implementado no SUS pelos gestores do município.
Para isso, é preciso que se entenda do assunto. Precisamos priorizar a qualidade nos serviços das Práticas Integrativas e Complementares. Elas são fundamentais nos processos que envolvem a recuperação da saúde, nos mais diversos níveis.
As terapias mind-body (mente-corpo), por exemplo, são práticas onde corpo, comportamento, mente e cérebro interagem , com o objetivo de promover saúde e um bom funcionamento fisiológico, trazendo mais saúde e equilíbrio para o ser. Yoga, Hipnose, Meditação, Mindfulness, Tai Chi, Qi Gong são algumas dessas práticas.
Essas terapias promovem uma profunda conexão consigo mesmo, além do auto-estudo, autoconhecimento, resiliência, aumentando a qualidade de vida. Portanto, são terapias, relativamente de baixo custo para o sistema, podem e devem ser complementadas ao tratamento convencional, uma vez que são COMPROVADAMENTE EFICAZES EM PACIENTES ONCOLÓGICOS na redução do estresse, ansiedade, depressão, aumento da qualidade de vida, bem estar e regulação do humor.
Importante ressaltar, mais uma vez, que o Município de Pindamonhangaba oferece as mesmas no SUS. Este ano o serviço será ampliado devido aos nossos esforços nos bastidores. Onde há empenho, amor, dedicação e luta, há resultado.
Eu e uma equipe de terapeutas qualificados atendemos com essas práticas, através do Plano PIC. Um plano democrático que entende que saúde é um direito de Todos. Para quem ainda não me conhece, sou psicóloga, idealizadora do Instituto Daya Shakti, um instituto que nasceu para colaborar com a construção de um mundo melhor (@daya.shakti). Eu, pessoalmente, trabalho com Hipnoterapia, Massagem Ayurveda, Reiki, Yogaterapia, Mindfulness para redução do stress, depressão e ansiedade, Meditação e Psicoterapia (crianças, adolescentes, adultos). Com amor, me coloco à disposição da humanidade. Desejo paz e uma linda semana a todos.