Semana reuniu ações de combate e conscientização sobre dengue
A exposição sobre dengue na Praça Monsenhor Marcondes no sábado (25) marcou o encerramento da semana de combate à doença, que contou com diversas ações em vários bairros da cidade, principalmente nos locais mais afetados.
O responsável pelo Controle de Vetores da Prefeitura, Ricardo Costa Manso, explicou as ações começaram dia 20 e seguiram até dia 25 de março, com o objetivo de mobilizar a população para ajudar no combate à dengue.
Segundo ele, vários bairros receberam serviços de bloqueio do controle de criadouros e termonebulização, com fumacê, além de palestras. “Durante a semana atendemos mais de 50 casos de dengue, indo até os locais e fazendo os bloqueios de criadouros, nebulizamos as transmissões no Vila Rica e Araretama. Também fizemos fumacê no Araretama, Campinas e Shangri-lá e Morumbi. Priorizamos os locais com maior número de casos e, partir desses dados, é que definimos nossas ações”, disse Ricardo Costa Manso.
Ele relatou que ainda houve quatro palestras em escolas municipais, para que os alunos sejam multiplicadores das ações de combate ao mosquito transmissor da doença.
Sobre o ecerramento, na Praça Monsenhor Marcondes, teve exposição dos trabalhos e de formas larvárias, orientação à população e entrega de material de conscientização. “Foi muito importante termos feito a Semana de Combate à Dengue, com ações eficientes em toda a cidade. Precisamos da colaboração dos moradores, para que limpem os quintais e eliminem água parada. Estamos com uma aumento de 26% no número de casos de 2022 para 2023, com 150 notificações até o momento. Ainda estamos em um período de chuvas e os casos podem aumentar muito. Por isso pedimos para a população dedicar 10 minutos do seu tempo, uma vez por semana, para eliminar água parada”, finalizou Ricardo Costa Manso.