Palestra vai abordar como o amor pode influenciar o futuro de crianças e adolescentes

Acontece hoje, às 19h, no auditório da Santa Casa de Pindamonhangaba, uma palestra inspiradora com o tema “Como o amor pode influenciar o futuro do seu filho”, com o educador Laureano Guerreiro.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba (ACIP), Mauro Almeida, “o encontro promete ser uma experiência única e enriquecedora para pais e mães que desejam refletir sobre o papel do amor na formação dos filhos”, enfatizou.

Laureano – que é autor de vários livros – explicou que segundo pesquisas recentes, 50% da vida emocional de um ser humano se desenvolve na própria gestação. Os fetos e as crianças de até 2 anos de idade, estão profundamente conectados ao campo materno, com a mãe. O bebê não consegue diferenciar a si mesmo da mãe. “O cuidado emocional, a auto-regulação da criança não existe e tudo é feito através dos pais e ambiente externo. Por isso esse relacionamento impacta profundamente na auto-regulação da criança e na forma de experimentar a vida. O pai protege e põe limites e por isso a conexão entre os pais, dá um limite e contribui para que as crianças cresçam com segurança e autonomia e se desenvolvam com mais segurança, sendo adultos mais confiantes”, salientou.

Durante o encontro também será abordado como o amor e o afeto podem impactar positivamente a saúde mental e emocional das crianças.

Laureano ainda enfatizou qual é o papel do amor e do vínculo emocional entre pais e filhos no desenvolvimento cognitivo e social das crianças. “É importante salientar que o relacionamento das crianças e dos adolescentes com a família afetam a disponibilidade deles em experimentar o aprendizado, o mundo e os relacionamentos, vem da segurança afetiva dos pais. Podemos afirmar que cognitivamente uma criança fica livre para aprender e ela tem segurança para se desenvolver neurologicamente e do ponto de vista emocional, nas relações de uma forma geral, com mais autonomia e protagonismo, se ela tem uma segurança afetiva”, explicou.

As inscrições para a palestra podem ser feitas pelo link https://abre.ai/acipmulher.